fbpx
Crédito: Revista Quatro Rodas

Conheça a história do primeiro carro elétrico brasileiro

O primeiro carro elétrico vem da década de 70. Antes mesmo das grandes montadoras multinacionais perceberem que o futuro dos automóveis seria a eletricidade, uma empresa brasileira desenvolveu em 1974 aquele que seria o primeiro carro elétrica da América Latina.

A Gurgel, encabeçada pelo engenheiro, empresário e criador da montadora João Augusto do Amaral Gurgel (falecido em 2009) desenvolveu o Gurgel Itaipu, veículo 100% elétrico e brasileiro.

Itaipu: O primeiro carro elétrico brasileiro

O Itaipu tinha carroceria de fibra de vidro, com 2,65 metros de comprimento por 1,40 de largura. O motor gerava 3,2 kW, equivalente a 4,2 cv, com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de 60 a 80 quilômetros com carga total.

João Augusto do Amaral Gurgel apresentando o Itaipu no Programo Silvio Santos

O custo por quilômetro rodado da eletricidade era menos da metade que o da gasolina, mas a autonomia era o seu maior problema, a recarga completa do veículo levava 10 horas. Esse e outros problemas impossibilitaram que esse experimento da Gurgel fosse para a linha de produção.

O conceito, como acabou se provando, era interessante e mesmo o Itaipu não indo para as ruas, serviu de base para o E-400.

O utilitário foi produzido entre os anos de 1981 e 1982 e se tornou o primeiro carro elétrico produzido em série no Brasil.

Gurgel ITAIPU E-400

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

6 comentários em “Conheça a história do primeiro carro elétrico brasileiro”

  1. Pingback: Conheça a história da montadora 100% brasileira – Curiosidades

  2. A Gurgel Motores, foi a pioneira na construção do carro 100% brasileiro, produzindo carros inovadores e econômicos de altíssima qualidade. Foi boicoitada e trucidada pelo sindicato, por políticos que atuavam e ainda atuam na política. O espírito de vira-latas superou as tentativas de crescimento de nossa verdadeira é única indústria nacional de automotores. Começo glorioso e final muito triste.

  3. Pingback: João Elon Musk Gurgel – Um canceriano sem lar.

  4. Pingback: João Elon Musk Gurgel – A.I. Carr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.