O que você precisa em 2021/ Medir sua produtividade! – GESTÃO

O que você precisa em 2021/ Medir sua produtividade!

O que você precisa em 2021/ Medir sua produtividade!

Se você me perguntar, qual seria o mais importante a fazer na sua oficina em 2021, e eu te diria: comece a medir o seu nível de produtividade! Isso mesmo. Comece a medir, pois afinal, a maioria das empresas simplesmente dispensa esse importante indicador.

A produtividade pode ser resumida como a capacidade de converter trabalho em dinheiro. O que em resumo, define quão eficiente é o processo da empresa. Quanto mais produtiva é a oficina, maior o resultado financeiro que ela gera. Mas para avaliar o real potencial produtivo de sua empresa é preciso mensurar quanto, em Reais, produz por hora, para assim poder medir continuamente, avaliando se houve ou não melhora na produção.

A importância disso é que não importa qual o faturamento geral da oficina, ou mesmo quantos veículos foram atendidos, mas sim qual a capacidade de produção da sua empresa e isso depende de diversos fatores. 

Ao contrário do que muitos pensam, ter um grande número de produtivos, que é o termo que adotamos para o reparador sob o conceito da Produtividade, não reflete necessariamente um ganho de produtividade, mas sim, ter o número adequando de produtivos para a demanda de carros atendidos. Outro fator que impacta diretamente na produtividade é o alinhamento entre o perfil de serviço realizado e o nível de conhecimento técnico da equipe.

Perceba que há inúmeras variáveis que favorecem a produção, e por consequência a produtividade, para tal, devemos entender cada fator, para enfim extrair todo o potencial dos serviços prestados.

Há inúmeras maneiras de se medir a produtividade, e a forma mais simples é começar a mensurar o número de carros atendidos por produtivo, estabelecendo assim uma média geral da empresa. Compare essa média mês a mês, assim como, busque identificar quais produtivos ficaram na média ou acima, procurando entender os motivos pelo qual os demais não atingiram o mesmo resultado.

Pode parecer simples, mas ao se aprofundar nesse conceito você vai perceber nuances de sua operação que antes não fariam sentido, mas que a partir de agora, entendendo melhor o conceito de produtividade, suas ações estarão voltadas a melhorar sua produção, e os resultados no longo prazo serão extraordinários. Essa será, portanto, a melhor forma de iniciar 2021!

ALEXANDRE COSTA

Consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo País e diretor da Alpha Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo.
Entre em contato com a Alpha Consultoria via WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *