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Reparador avalia motor turbo do Chevrolet Tracker

O motor do Chevrolet Tracker traz 1.0L 3 cilindros turbo, sem injeção direta com bom espaço para trabalhar

Além da mudança visual, o Motor do Chevrolet Tracker saiu de um 1.4L turbo pelo 1.2L e 1.0L, ambos 3 cilindros turbo alimentado. Neste Perfil Técnico, a Revista Reparação Automotiva destaca a versão Premier que utiliza o propulsor 1.0L. 

O motor passou por processo de dowsing. Com 3 cilindros e 12 válvulas turbo alimentado, ele tem potência de 116 cv a 5.500 rpm, quando abastecido com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 16,3 kgfm (G)/16,8 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm, e a correia dentada é embebida em óleo. O câmbio é automático de 6 marchas.

Roberto Montibeller, diretor da Oficina High Tech, alerta que, “por se tratar de um motor com a correia dentada banhada em óleo é preciso ter o ferramental adequado, de marca consolidada, para realizar o sincronismo correto ao trocar a correia, já que um dente fora vai gerar um problema terrível e depois para descobrir a causa dá trabalho, assim é importante ter ferramentas boas e de qualidade”.

Outro item que merece atenção é o óleo do motor. “Na tampa do óleo tem a especificação e a marca do óleo a ser utilizado, no caso 5W30. Eu sempre aviso meus clientes, principalmente nos motores com a correia banhada em óleo, para seguir a recomendação da montadora, isso evita problemas futuros, preserva a vida útil dos componentes e não altera o prazo de troca da correia, pois o óleo errado irá deteriorar o material da correia”, explica.

Diferente de outros motores 1.0 3 cilindros com turbo, que têm a injeção direta na câmara de combustão com a bomba de alta pressão, o motor da GM utiliza a injeção de combustível indireta. “A flauta é muito fácil de acessar, o mesmo ocorre com o coletor, no caso de realizar manutenção. As velas também são de fácil acesso, assim como o filtro de ar”, fala Roberto.

Os motores com cilindros impares vibram mais que os com cilindros pares. Uma das soluções utilizadas para diminuir a vibração é o coxim do motor maior. “No caso dos motores 3 cilindros é aconselhável revisar a peça a cada 20.000 km, pois se o motorista passa constantemente em locais que provocam vibrações, o coxin tende a sofrer desgaste”, recomenda.

Este motor também é utilizado em dois outros modelos de sucesso da GM, o hatch Onix e o sedã compacto Premium Onix Plus. Após levantar o SUV Chevrolet Tracker, uma boa surpresa, pois oferece fácil acesso aos principais itens que exigem manutenção periódica. “O filtro do óleo é muito fácil para trocar é um filtro convencional e também o de combustível, não há necessidade de ferramentas especiais para a substituição”, avalia.

A suspensão dianteira do Chevrolet Tracker é independente tipo McPherson e a traseira com eixo torção, sem barra estabilizadora. Enquanto que os freios dianteiros são com discos ventilados e os traseiros a tambor. “Todos os sistemas conhecidos das oficinas, que não exigem ferramentas especiais para realizar troca de componentes”, comenta Roberto Montibeller, diretor da Oficina High Tech.

Desde quando foi lançado no inicio do ano passado, o Chevrolet Tracker figura entre os utilitários esportivos mais vendidos do Brasil.

Motor: 1.0 Turbo 2021
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (G)/ (E) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Câmbio Tipo: Automático 6 marchas (GF6)
Suspensão Dianteira: Independente tipo McPherson /Suspensão Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve17 / Pneus: 215/55 R17
Freios Dianteiros: Discos ventilados / Feios Traseiros: Tambor
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dimensões
Comprimento:
4.270 mm / Distância entre-eixos: 2.570 mm
Largura: 2.044 mm / Altura: 1.624 mm
Porta-malas: 393 L / Tanque de combustível: 44 litros

Assista ao vídeo deste Perfil Técnico no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

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