fbpx

A importância de manter a troca de óleo em dia

Posso estender a troca do óleo por mais alguns quilômetros? Não, não pode!

O óleo é um componente vital para o bom funcionamento do motor. Ele é responsável por diminuir o desgaste causado pelo atrito das peças e diminuir a temperatura que este atrito causa. Além disso, o óleo também atua como agente limpante do motor, pois ele retira toda a sujeira gerada pela combustão. Ele também é um agende de vedação, sendo responsável pela proteção contra oxidação, impedindo que o lubrificante vaze ou outro componente externo entre e contamine o sistema do motor.

A viscosidade do óleo é a característica principal a se observar. Conforme o uso e a temperatura submetida, o óleo vai ficando saturado e fino, perdendo sua viscosidade e aderência e fazendo com que o motor opere com maior atrito e temperatura.

A lubrificação correta é fundamental para a vida útil do motor e deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo. Estender a troca de óleo, prolongando o uso do óleo já desgastado, diminui consideravelmente a vida útil dos componentes. A falta de lubrificação correta pode até travar o motor do seu carro.

Por isso, é de extrema importância que a checagem do nível e da viscosidade seja constante e a troca acompanhe a quilometragem ideal a fim de evitar futuros problemas de desgaste por conta de óleo ruim.

O uso do óleo correto e de qualidade aumenta a vida útil do motor do seu carro e atua diretamente na economia do combustível. Mas existe um ponto extremamente importante que deve se observar antes da troca de óleo: Cada motor exige uma especificação diferente de óleo, por isso, é fundamental consultar o manual do carro para verificar o tipo ideal de óleo para o seu veículo.

Além do óleo, o filtro também merece atenção. Responsável por evitar que as partículas de metal geradas pelo atrito das peças afetem partes importantes do motor, a troca do filtro é tão importante quanto a do óleo. Algumas montadoras já recomendam que a troca do filtro acompanhe a troca do óleo, uma vez que os novos motores geram mais atrito e calor, gerando maior quantidade de impurezas.

Manter a troca de óleo em dia é evitar que problemas mais graves e caros pesem no seu bolso.

Nós da EcumixSolutions possuímos um curso de Manutenção de Módulos Automotivos completamente dinâmico, atualizado, didático e com certificado onde você aprenderá mais sobre Módulos, AirBags, Reparo, Programação e muito mais. Aumente seu lucro oferecendo manutenção eletrônica de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *