fbpx
sua oficina mecânica gera lucros ou prejuízos?

Sua oficina mecânica gera lucros ou prejuízos?

Definir as metas da oficina mostra a diferença entre ganhar ou perder

Olá pessoal, na edição passada falamos sobre a importância e simbologia da meta para sua empresa, e em momentos de crise como reavalia-la. Nesta edição eu chamo a atenção da maioria dos empresários do setor de reparação automotiva, pois negligenciam uma das principais informações do seu negócio, sua oficina está gerando lucros ou prejuízos? 

Isso mesmo, para alguns empresários parece óbvio fazer esta análise, mas acredite a maioria não faz, não monitoram e muitos nem conhecem o processo de apuração de lucros, fazem confusão com a análise de fluxo de caixa e tomam decisões de investimentos com essa base, o que pode ser um grande risco. 

Para saber se sua oficina está gerando lucros utiliza-se a ferramenta gerencial ou contábil chamada DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, que irá evidenciar se os números atuais estão gerando lucratividade ou prejuízo. 

Quando você define as principais metas da sua oficina, você deve considerar a projeção de lucros que deseja obter, após definir essa projeção é preciso monitorar mensalmente se está acontecendo conforme o planejado, portanto fazer apuração de lucros mensal é primordial para o sucesso do seu negócio. Em tempos de crise, com baixa de faturamento e resposta lenta do mercado, o empresário deve reavaliar suas estratégias de custos fixos, variáveis e planejamento de vendas, sempre avaliando o impacto na lucratividade, através da análise do DRE. 

O motivo mais comum das oficinas não fazerem esta análise, é pela falta de conhecimento gerencial, por histórico do setor a maioria dos empresários surgiram da área técnica, valorizando assim sempre a atualização técnica na empresa e pouco investimento na área gerencial e administrativa. 

Mas o tempo passou, o mercado está mais competitivo, os clientes mais exigentes e as margens menores, e isso exige que os empresários do setor de reparação entendam, não é opcional você querer aprender sobre gestão, mas sim exigência básica e tão importante quanto a qualificação técnica para o sucesso da sua oficina. Portanto se você não faz apuração de lucros fica a dica, primeiro aprenda como fazer, depois determine como regra todos os meses avaliar o resultado, quanto realmente sobrou de lucro sobre o faturamento gerado.

Para receber mais dicas de gestão, siga nas redes sociais Instagram, Facebook e no Youtube Rodimar Marchiori, e participe do Grupo no Telegram envie seu Nome, Cidade e Estado para o WhatsApp (48) 9 9959 9733.

gestão de oficinas mecânicas
Rodimar Marchiori – Diretor da Marchiori Consultoria
Para receber mais dicas de gestão, siga no Instagram, no Facebook, no Youtube. Participe do nosso grupo no Telegram.
Entre em contato com o Rodimar no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *