fbpx

Conheça o tradicional caminhão Peterbilt 389

O Peterbilt 389 deu vida a um personagem de Hollywood e chegou ao Brasil através de fãs da série Transformers

Quase todos conhecem o Optimus Prime, personagem da franquia Transformers que é o líder dos autobots. A série que nasceu nas animações e que ganhou maior destaque através dos cinemas consiste em personagens baseados em veículos reais, como o caminhão Peterbilt 389.

O líder dos mocinhos é representado por um Peterbilt 389, tradicional modelo americano que nunca tinha chegado ao Brasil. Nesse ano, um grupo de empresários apaixonados por Transformers importou 10 modelos do caminhão, que chega a ser avaliado em mais de R$1,5 milhões cada.

A Revista Reparação Automotiva apresenta um pouco da história desse tradicional modelo da linha pesada!

Apesar do alto preço, os Peterbilt não possuem todos os recursos tecnológicos presentes em outros caminhões topo de linha, como o Mercedes Actros. Em termos de segurança, por exemplo, há ABS e controle de estabilidade, mas o controlador de velocidade é convencional e não há frenagem autônoma de emergência. O ar-condicionado manual, a chave convencional e o quadro de instrumentos analógico, com apenas uma pequena tela de cristal líquido, reforçam o estilo retrô do 389

Os modelos atuais são equipados com um motor de seis cilindros turbodiesel com 15 litros de deslocamento e quase 610 cv para movimentar os caminhões. O motor é conectado a um câmbio automatizado de 18 marchas e dois overdrive, que baixam a rotação do motor em alta velocidade.

Foto: Divulgação: DAF

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *