fbpx
Vilões das juntas homocinéticas que encurtam a vida útil

Vilões que encurtam a vida útil das juntas homocinéticas

Desalinhamento das rodas, arrancadas abruptas e lombadas são os principais vilões que encurtam a vida útil das juntas homocinéticas

As homocinéticas são responsáveis pela transmissão da força gerada pelo motor para as rodas. 

As juntas homocinéticas podem sofrer desgaste prematuro devido a alguns fatores que envolvem a forma como o motorista conduz o veículo e o tipo de solo que trafega.

Arrancadas e freadas desnecessárias, passagem por depressões e  lombadas em velocidade incompatível e,  principalmente desalinhamento das rodas são fatores que comprometem a vida útil da peça.

Trafegar com o veículo em pisos esburacados também  pode comprometer as juntas homocinéticas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Quando ocorre a quebra inesperada o veículo para de tracionar, por isso é importante fazer a revisão preventiva para avaliar como está o estado dos componentes.

Um dos principais indícios de desgaste das juntas homocinéticas são os ruídos durante a realização de manobras, como barulho metálico e estalos e, em causa mais comum de quebra é a ruptura da coifa ou excesso de torque na porca de fixação no cubo. “Quando a coifa se rompe, a lubrificação fica prejudicada devido à entrada de contaminantes, comenta. Abraçadeiras também podem apresentar problemas, como afrouxamento, e permitir a entrada de resíduos.

Fabricante de componentes para suspensão, freio, direção, transmissão e motor para o mercado de reposição, a Nakata conta com amplo portfólio de juntas homocinéticas e também kits de reparo, que compreendem coifa, abraçadeiras, anéis de vedação e graxa. A coifa é resistente produzida com NBR. Já as abraçadeiras são fabricadas em aço carbono, o que permite segurança contra vazamentos, enquanto os anéis garantem vedação entre a coifa e a junta homocinética. A graxa é específica à base de bissulfeto de molibdênio e com embalagem que possibilita maior aproveitamento do produto durante a utilização.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *