fbpx
entenda o pivô de suspensão

Entenda a função do pivô de suspensão

Componente faz a ligação da carroceria com a suspensão através da bandeja e é feito para suportar cargas de todo o sistema.

O sistema de suspensão abrange diversos componentes desde os mais conhecidos, como os amortecedores, até os não tão populares, como o pivô, mas que não deixam de ser essenciais para garantir o conforto, estabilidade e segurança dos ocupantes do veículo. “O pivô é um pino esférico, um articulador, que tem movimentos rotacionais e angulares, com função de ligar a carroceria através da bandeja ou braço oscilante ao conjunto de suspensão, ou seja, quando se acelera, desacelera e freia o veículo, ele precisa suportar as cargas”, explica Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, acrescentando que ele evita as sobrecargas aos demais componentes do sistema de suspensão.

A recomendação é ficar atento e realizar a manutenção preventiva. Segundo o técnico, a inspeção é realizada levantando o veículo para verificar as folgas e avarias na coifa e também fazendo o teste de rodagem. “Caso o pivô de suspensão apresente folgas excessivas ou ruídos será preciso substituí-lo, bem como a coifa se estiver rasgada”, ressalta. Coifa danificada possibilita a entrada de contaminantes, podendo ocasionar a quebra do componente e, consequentemente, a perda da conexão do sistema de direção com as rodas, o  provocando graves acidentes.

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *