fbpx

Daimler e Volvo fazem parceria para o desenvolvimento de células de combustível

O Grupo Daimler e o Grupo Volvo – definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova joint venture de células de combustível, a “cellcentric GmbH & Co. KG”, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de células de combustível baseadas em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações.

Com a ambição de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células de combustível, a “cellcentric” construirá uma das maiores unidades de produção em série de sistemas de células de combustível da Europa, com início de produção programado para 2025. E, para agilizar o lançamento das células de combustível baseadas em hidrogênio, as duas acionistas da joint venture pedem por uma estrutura de políticas de hidrogênio harmonizadas na União Europeia em apoio à tecnologia, para que se torne uma solução comercial viável.

Essas ambições foram reveladas como parte do lançamento online exclusivo de ontem (29), conduzido por Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, e Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo. Projetada para ajudar a cumprir as metas de 2050 para um transporte sustentável e uma Europa neutra de emissões de carbono, como parte do Acordo Verde Europeu, a “cellcentric” desenvolverá, produzirá e comercializará sistemas de células de combustível para veículos pesados de longa distância e outras aplicações. A joint venture poderá se beneficiar com décadas de expertise e trabalho de desenvolvimento do Grupo Daimler e do Grupo Volvo.

De acordo com o Grupo Daimler e com o Grupo Volvo, caminhões elétricos movidos a bateria e caminhões movidos por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes. A energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas mais leves e para distâncias mais curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, diz: “Os caminhões elétricos movidos a células de combustível baseadas em hidrogênio serão a chave para permitir o transporte neutro de CO2 no futuro. Em combinação com caminhões elétricos movidos a bateria, permite-nos oferecer aos nossos clientes as melhores opções de veículos genuinamente neutros de CO2, dependendo da aplicação. Os caminhões elétricos movidos a bateria sozinhos não tornarão isso possível. Junto com o nosso parceiro, o Grupo Volvo, estamos, portanto, totalmente comprometidos com a nossa joint venture de células de combustível, a ‘cellcentric’, e estamos avançando no desenvolvimento da tecnologia, bem como nos preparativos para a produção em série. Com relação à infraestrutura de hidrogênio necessária, está claro que o hidrogênio verde é a única maneira sensata de avançar a longo prazo.”

Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, afirma: “Nossa ambição conjunta é cumprir as metas do Acordo de Paris de nos tornarmos neutros em relação ao CO2 até 2050, o mais tardar. Estamos convencidos de que a tecnologia de células de combustível baseadas em hidrogênio desempenhará um papel essencial para nos ajudar a alcançar esse marco. Mas sabemos que há muito mais a alcançar do que apenas a eletrificação de máquinas e veículos. É preciso haver maior cooperação entre os stakeholders públicos e privados para desenvolver a tecnologia e a infraestrutura necessárias, e é por isso que pedimos uma ação unida de legisladores e governos em todo o mundo para nos ajudar a tornar a tecnologia das células de combustível baseadas em hidrogênio um sucesso. Parcerias como a ‘cellcentric’ são vitais para o nosso compromisso com a descarbonização do transporte rodoviário.”

Os principais fabricantes de caminhões na Europa, também apoiados pelo Grupo Daimler e pelo Grupo Volvo, estão, portanto, pedindo a instalação de cerca de 300 postos de abastecimento de hidrogênio de alto desempenho adequados para veículos pesados até 2025 e de cerca de 1.000 postos de abastecimento de hidrogênio no máximo até 2030 na Europa. Esta iniciativa conjunta, usando o hidrogênio como um meio de “eletricidade verde” para abastecer os caminhões elétricos em operações de longa distância, é uma parte importante da descarbonização do transporte rodoviário.

Como os caminhões neutros em CO2 são, atualmente, significativamente mais caros do que os veículos convencionais, uma estrutura de política é necessária para garantir a demanda e a acessibilidade. De acordo com o Grupo Daimler e com o Grupo Volvo, isso deve incluir incentivos para tecnologias neutras de CO2 e um sistema de tributação baseado no conteúdo de carbono e energia. Um sistema de comércio de emissões pode ser uma opção adicional.

Roteiro claro para a produção em série de sistemas de células de combustível e caminhões de células de combustível

Atualmente, a “cellcentric” está definindo os planos para a sua produção em série em grande escala. Mais detalhes e uma decisão sobre a localização serão revelados ao longo de 2022. Como um importante passo para chegar à produção em série, os preparativos estão ocorrendo em um novo local, em Esslingen, perto de Stuttgart. Paralelamente, a “cellcentric” está ampliando a produção de protótipos em andamento.

A meta do Grupo Daimler e do Grupo Volvo é começar com testes junto a clientes de caminhões com células de combustível em cerca de três anos e estar em produção em série de caminhões com células de combustível durante a segunda metade desta década. O Grupo Daimler e o Grupo Volvo possuem participação igual na joint venture, mas continuam a ser concorrentes em todas as outras áreas, como tecnologia de veículos e integração de células de combustível em caminhões.

Joint venture para sistemas de células de combustível

Em 1º de março de 2021, o Grupo Daimler e o Grupo Volvo formaram a “cellcentric”. Para tanto, o Grupo Volvo adquiriu 50% das participações da parceria na empresa Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG por cerca de 0,6 bilhões de euros à vista e livre de dívidas. Em novembro de 2020, o Grupo Daimler e o Grupo Volvo assinaram um acordo vinculativo de constituição da joint venture. Um acordo preliminar não vinculativo já havia sido assinado em abril do mesmo ano.

Mais de 300 profissionais altamente especializados trabalham para células centradas em equipes interdisciplinares em Nabern, Stuttgart (Alemanha) e Burnaby (Canadá). Cerca de 700 patentes individuais foram emitidas até o momento, destacando o papel de liderança desempenhado pela empresa no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *