fbpx
Mercedes-Benz forma nova turma de aprendizes do projeto Estrelas do Amanhã

Mercedes-Benz forma nova turma de aprendizes do projeto Estrelas do Amanhã

A Mercedes-Benz do Brasil realizou na segunda-feira, 26 de abril, a cerimônia de formatura de mais 30 jovens pelo programa Estrelas do Amanhã, iniciativa que tem como objetivo desenvolver e preparar profissionalmente os aprendizes para o mercado de trabalho, ação que faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Companhia. Reforçando este papel, 12 vagas da turma deste ano foram dedicadas aos alunos do Instituto SECI, organização social cuja missão é construir pontes para um futuro melhor na vida de crianças e adolescentes e que também é apoiada pela Companhia.

Em sua sétima edição, a formatura foi realizada pela primeira vez no formato online, preservando a saúde e a segurança de todos os alunos, bem como seus familiares, professores, parceiros e colaboradores da Empresa. Iniciado em fevereiro de 2020, o curso foi concluído neste mês e, devido à pandemia, passou por um processo inovador e criativo de adaptação para oferecer aulas online, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro da Mercedes-Benz.

“Quando cheguei ao Brasil, em julho do ano passado, e os projetos sociais que apoiamos foram apresentados a mim, fiquei muito feliz em ouvir falar do programa de educação Estrelas do Amanhã. E hoje, em sete anos de iniciativa, já são mais de 200 jovens beneficiados com os cursos profissionalizantes. Acredito que uma empresa entrega muito para a sociedade quando investe na educação e, pelo que pude constatar nesse período que estou aqui, a Mercedes-Benz do Brasil já faz isso há anos e com muito sucesso”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Durante a formatura online, também foram anunciados os quatro ganhadores de uma bolsa de estudos pelo período de um ano no curso de inglês da Interlíngua, escola parceira da Mercedes-Benz. Os vencedores foram premiados por apresentar o melhor desempenho durante seu ano de estudo.

“A educação é o caminho para o desenvolvimento da sociedade e contribuir para a profissionalização desses jovens faz parte do nosso compromisso. Adaptar o curso para o formato online e assim ter dado condições aos alunos de continuarem estudando neste momento de pandemia é a prova deste compromisso e reforça a importância que o programa Estrelas do Amanhã tem dentro do nosso pilar de Responsabilidade Social”, enfatiza Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

Um novo começo

A cerimônia de formatura online foi transmitida pelo canal da Mercedes-Benz no Youtube e além dos formandos, contou com a audiência de seus familiares e amigos, parceiros do Senai e colaboradores da Empresa. Como forma de celebrar e também motivar os participantes, o evento contou ainda com uma palestra inspiradora ministrada por Luciano Santos, executivo tech de vendas e Top Voice LinkedIn 2020, mentor de carreiras, escritor especializado em educação corporativa e que coordena o canal Luciano Responde.

“A formação educacional é uma etapa muito importante para o desenvolvimento profissional, mas também pessoal. Desejo sucesso a todos os formandos, que possam continuar nessa trajetória de crescimento. Parabenizo cada um deles por todo o esforço demonstrado para a conclusão desta formação, mesmo em um ano tão desafiador. Como Mercedes-Benz, estaremos sempre aqui para apoiá-los”, reforça Garcia.

Sobre o Estrelas do Amanhã

O Estrelas do Amanhã nasceu em 2014, idealizado por um grupo de trainees da própria Empresa, que oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Planejamento e Controle de Produção, Auxiliar Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. O projeto conta com a parceria do Senai, que capacita os jovens para o mercado de trabalho em cursos nas áreas administrativa e industrial.

No modo presencial, as aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 15h, na unidade do Senai que fica dentro da planta de São Bernardo do Campo (SP). Os jovens passam por um processo seletivo coordenado pela área de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil. Para a turma de 2020, as aulas foram adaptadas para o formato online.

Para apoiar os alunos de forma integral, além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece uma linha de ônibus exclusiva (fretamento) aos estudantes, almoço nos restaurantes da fábrica e participação em eventos culturais. Os aprendizes recebem orientação sobre carreira, informações sobre cursos universitários, sites para o envio de currículos, funcionamento do bolsa emprego e dicas comportamentais em entrevistas para concorrer a vagas no mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *