fbpx

Quando surgiu o ar-condicionado automotivo

Vivemos em um país tropical com altas temperaturas, principalmente durante o verão. Por tudo isso, um dos acessórios essenciais que todos buscam na hora de adquirir um carro é o ar-condicionado, mas você sabe quando surgiu o ar-condicionado automotivo?

O ar-condicionado foi inventado em 1902 pelo americano Willis Carrier, um engenheiro que tinha na época 25 anos que inventou um processo mecânico para condicionar o ar, mas o casamento entre essa invenção e os automóveis foi surgir apenas em 1939, com o Packard 180.

1940 Packard Custom Super Eight One-Eighty & 1941 Packard One-Eighty” by Crown Star Foto: Images is licensed under CC BY 2.0

A implementação do ar-condicionado dentro do veículo ainda era rudimentar, o conjunto era composto por um enorme compressor e uma colmeia condensadora na dianteira, no cofre do motor. No porta-malas ainda ficava uma central térmica, com aquecedor, ventilador e um conjunto de bobinas resfriadoras. A comunicação entre todas as partes era feita por uma tubulação localizada no assoalho, que conectava a parte dianteira com a traseira e a traseira com o painel do carro.

Primeiro sistema de ar-condicionado automotivo – Foto: Divulgação

Como se percebe, ainda era uma tecnologia em fase inicial e apresentava algumas dificuldades, como a impossibilidade de controlar o fluxo de ar, o que fazia com que as pessoas desligassem o motor, desceram do carro e soltar a correia do compressor de forma manual. Com tudo isso, as vendas começaram a cair e em 1942 ele foi descontinuado.

A modernização para um sistema parecido com o que temos hoje em dia veio com o Nash Ambassador 1954. O sistema era todo montado na dianteira do carro e tinha um compressor dotado de embreagem elétrica e comandos no painel, o que dava a liberdade ao motorista de regular a intensidade e ligar e desligar o ar-condicionado sem sair do veículo.

Quando surgiu o ar-condicionado automotivo no Brasil

Aqui no Brasil, o ar-condicionado automotivo chegou em 1966, com o Aero-Willys Itamaraty. O modelo era destinado a transportar autoridades políticas, celebridades e membros da alta classe e foi também a primeira limusine nacional.

Aero-Willys Itamaraty. Foto: Divulgaç~ão

1 comentário em “Quando surgiu o ar-condicionado automotivo”

  1. Pingback: Conceito e função do ar-condicionado automotivo – CONTEÚDO TÉCNICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *