fbpx

Dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica da marca TRW

O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW. 

De acordo com os especialistas, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.

É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.  

“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.   

Verificações 
A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente. 
Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.  

É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.

Passo a passo da sangria do sistema

Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos; 
•    Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo. 
•    Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção. 
•    Em seguida, reconecte a mangueira. 
•    Solte a tampa do reservatório. 
•    Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente. 
•    Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo. 
•    Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos. •    Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto. 
•    Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida. 
•    Desligue o motor e aguarde 20 minutos. 
Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida. 
•    Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente. 
•    É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.
•    Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos,  pode ser que  estejam desgastados.   

Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:

SintomasComponentePossíveis causas Solução
Barulho / RuídoComponentes da suspensãoSoltos
Muito rígidos
Aperte os parafusos
Verifique as borrachas
Barulho / RuídoCorreiaFrouxa ou mal posicionada nas polias.
Ressecada ou com cortes.
Contaminadas com óleo ou graxa
Estique a correia aplicando
a tensão necessária. Verificar tensores
Trocar a correia
Limpar as polias.
Vazamento Mangueiras e linha hidráulicaRompidas, trincadas e obstruídas

Componentes não originais
 
Limpar ou trocar.
Posicionar as mangueiras corretamente
 Ruído / direção pesadaBomba hidráulica Entupimento ou falha do componente.Substituir o componente
Direção pesada / Puxando para um dos ladosPneus / Rodas e ou Suspensões modificadasPressão incorreta
Desgastados ou danificados, 
Calibragem.
Substituir.
RuídoReservatório do fluido Fluido abaixo do nívelVerificar possível vazamento e completar o fluido. 
Direção puxando para um dos ladosRodasDesalinhadasAlinhar
Direção pesada / VazamentoRodas e ou Suspensões modificadasModificação do projeto originalManter o projeto original

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *