fbpx

Magneti Marelli lança sensores de freio ABS

A Marelli Cofap Aftermarket amplia o seu portfólio de produtos com a marca Magneti Marelli com o lançamento da linha de sensores de freios ABS.

A tecnologia conhecida como ABS evita o travamento das rodas numa frenagem brusca e era mais encontrada em veículos mais caros, com pacote de segurança mais completo. Porém, a partir de 2014 passou a ser obrigatória em todos os veículos produzidos no Brasil.

O lançamento é composto por 55 códigos e muito em breve novos itens serão incorporados à nova linha de produtos para atender mais de 90% da frota circulante no Brasil. Os novos componentes atendem veículo das marcas Audi, Chevrolet, Fiat, Ford, Hyundai, Jeep, Seat, Toyota e Volkswagen.

Essenciais para a segurança

Os sensores ABS são componentes essenciais para o correto funcionamento dos sistemas de freios dotados com essa tecnologia. De acordo com a Marelli Cofap Aftermarket, o sensor é montado em cada uma das rodas do veículo e, em alguns casos, no sistema diferencial. A função do equipamento é informar ao módulo de controle do sistema qual é a situação em cada uma das rodas para que o ele determine a distribuição da força de frenagem em cada roda/eixo. Ou seja, em condições de frenagem de emergência, o sistema garante a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, impedindo o travamento das rodas, evitando derrapagem e perda de controle.

Os sensores ABS também são fundamentais para o correto funcionamento dos sistemas ESP (controle de estabilidade) e ASR/TCS (controle de tração). Por esse motivo, devem receber atenção especial em qualquer revisão preventiva realizada no veículo, seja de passeio, comercial ou motocicleta. Atenção aos sinais de falhas também é importante. Ruídos no momento da frenagem, luz de freio acesa no painel, falta de potência na frenagem e desvio na trajetória ao frear indicam que é hora de verificar o funcionamento do sistema de freio. O sistema ABS também possui luz espia no painel e, se permanecer acesa, indica a existência de alguma falha e necessidade de verificação e, eventualmente, manutenção.

Tão importante quanto a atenção às condições gerais do veículo é a substituição de componentes avariados por outros de qualidade reconhecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *