fbpx

ZF produzirá módulos e sensores para aplicações industriais

Após a produção inicial do sistema de sensores ibeoNEXT LiDAR no ano passado, o Grupo ZF apresenta o seu próximo produto: Ibeo Automotive Systems GmbH e a empresa SICK AG trarão para o mercado o sensor 3D Solid-State LiDAR para aplicações industriais. A ZF produzirá módulos transceptores para aplicações automotivas e industriais da ibeoNext em suas instalações em Brest, na França.

O mercado de sistemas autônomos e semiautônomos para aplicações industriais deverá crescer a taxas acima da média. Há uma demanda especial por soluções de sensores altamente duráveis, cada vez menores e econômicos. A nova tecnologia Solid-state da Ibeo funciona inteiramente sem peças móveis e apresenta uma forma compacta.

ZF produz núcleo de medição do ibeoNEXT 

A parceria tecnológica acordada entre a Ibeo e a SICK resultará no desenvolvimento de um sensor 3D LiDAR baseado na tecnologia de Solid-state da Ibeo do setor automotivo para aplicações industriais. Nessa parceria, a Ibeo está fornecendo seu núcleo de medição ibeoNEXT, que a ZF produz em Brest (França). A SICK desenvolverá o projeto do sistema e o software de aplicação para um novo sensor LiDAR industrial, de forma que as aplicações industriais possam ser criadas para atender aos requisitos do cliente.

“Na ZF, usamos consistentemente LiDAR em nosso conjunto de sensores a partir do nível 4 – mas é claro que o sensor já contribui para trazer segurança e conforto mais significativos a partir do nível 2”, diz Christophe Marnat, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de Eletrônicos e ADAS – sistemas avançados de assistência ao motorista, da ZF. “Essas vantagens agora também podem ser implementadas em aplicações industriais, como veículos guiados automatizados, empilhadeiras e outras formas de maquinário automatizado móvel”.

Produção da ZF em nome da Ibeo 

Em Brest, a ZF produz atualmente o sensor IbeoNEXT LiDAR para a Ibeo. A empresa tem entregue os primeiros lotes para parceiros e clientes em todo o mundo desde o outono de 2020 – incluindo a montadora chinesa Great Wall Motor, que usará o ibeoNEXT LiDAR nos modelos SUV “Wey”. O IbeoNEXT é baseado em um novo tipo de tecnologia de medição de laser de fóton de estado sólido.

Sem partes móveis, o sensor é mais robusto e, portanto, sofre menos influências externas e vibrações. Ao processar muitos pulsos de laser em paralelo, o sensor pode gerar um modelo 3D de alta resolução de seu ambiente em tempo real e em grande detalhe, com a capacidade de reconhecer barreiras e marcações rodoviárias, bem como veículos, ciclistas e pedestres, identificando sua  posição e movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *