Frota brasileira de veículos circulantes envelhece

 

 

 

Com 45, 9 milhões de veículos, atualmente a idade média da frota circulante no Brasil é de 9 anos e 8 meses. Levantamento mostra que o envelhecimento ocorre desde 2014

 

A frota brasileira de veículos circulantes envelheceu. Atualmente circulam no país 45, 9 milhões de unidades.

O levantamento foi feito pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).  Além disso a mostra apurou que nesses seis anos, os veículos ficaram 1 ano e 2 meses mais velhos. “Cerca de 17% da frota tem entre 16 e 25 anos”, destaca Elias Mufarej, diretor da entidade e coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA).

 

Projeto de renovação da frota

Os caminhões, especificamente, tinham cerca de 11 anos e 7 meses de idade em 2019, bem mais que em 2014, de 9 anos e 7 meses. Uma das possibilidades de reversão da curva de envelhecimento da frota, segundo Mufarej, é o aumento das vendas de veículos novos, que depende do comportamento da demanda pós-pandemia. Outra é o estabelecimento de políticas públicas que estimulem a renovação da frota, inicialmente de veículos comerciais. “Temos trabalhado intensamente com o governo nessa ação, que é fundamental para a preservação da vida, pela diminuição na quantidade de acidentes, e do meio ambiente, com a redução da emissão de poluentes, com ênfase na linha pesada neste momento”.

 

No ano passado, circularam por ruas e estradas brasileiras 45,9 milhões de veículos, 2,5% mais que no ano anterior. A frota de motocicletas, de 13 milhões, foi 0,2% menor. As cinco maiores concentrações por Estado foram São Paulo, 30% do total, Minas Gerais, 12,6%, Paraná, 7,6%, Rio de Janeiro, 7,4% e Rio Grande do Sul, 6,7%.

 

O levantamento do Sindipeças (exceto para motos) é feito desde o início dos anos 60, baseado na venda de veículos no mercado interno. Informações detalhadas por segmento, marca, modelo, motorização, país de origem e ano de fabricação estão disponíveis num sistema desenvolvido e atualizado desde 1997.

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Revista Reparação Automotiva Edição 142

29/05/2020

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