IQA lança AutoRetorno o programa para certificação de saúde

 

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva anuncia o lançamento do Programa AutoRetorno, um novo serviço que visa garantir o retorno dos negócios, assegurando a saúde dos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros das empresas do setor automotivo (montadoras, concessionárias, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação automotiva), neste momento de retomada e diante da pandemia da Covid-19.

 

O programa visa atestar as melhores práticas implementadas pela organização no seu retorno pós Covid-19, por meio da:

- Certificação de Saúde e Segurança das Operações

- Certificação da Eficácia das Operações Produtivas

“Diante do atual cenário, faz-se necessário às empresas demonstrar confiança e transparência perante seus colaboradores, clientes e partes interessadas”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

 

O IQA celebrou uma parceria com a área de Consultoria em Saúde do Hospital Sírio-Libanês, para suportar todas as questões de melhores práticas relacionadas à medicina e à saúde das pessoas. Esta área do Sírio-Libanês tem o objetivo de desenvolver projetos em saúde para organizações públicas e privadas, cumprindo o propósito fundamental da instituição que é Conviver e Compartilhar.

 

O Sírio-Libanês apoiará também treinamentos e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica e testes laboratoriais.

“Desenhamos o AutoRetorno para assegurar a retomada eficaz dos negócios e produção, garantindo proteção à saúde das pessoas, e por isso a parceria com o Sírio-Libanês é fundamental e importante”, afirma Xavier.

 

A certificação relacionada à saúde e segurança tem os requisitos de avaliação estabelecidos em um Guia de Boas Práticas, que podem ser utilizados pelas organizações como referência em sua preparação e implementação, incluindo protocolos e melhores práticas de saúde e segurança validados pelo Sírio-Libanês.

Já a certificação da eficácia das operações produtivas leva em consideração os requisitos essenciais para o reinício dos processos produtivos, de forma a manter a integridade das operações, qualidade do produto, desde o seu planejamento, produção, controle e inspeção, e embarque ao cliente.

 

O AutoRetorno do IQA está baseado em uma abordagem de risco e seu processo de certificação leva em consideração a avaliação dos seguintes requisitos:

1) Mapeamento da Organização

 

2) Análise de Risco

 

3) Controles e Boas Práticas

 

4) Monitoramento

A certificação será realizada através de uma avaliação presencial na organização, utilizando-se de aplicativos de auditoria com interface IQA/Cliente. Para um resultado positivo da avaliação, será emitido um Certificado de Conformidade para a organização, e o direito de uso do Selo de Certificação AutoRetorno de forma a demonstrar a confiança aos colaboradores, clientes e sociedade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 142

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload