IQA comemora 25 anos de atividades

 

 

O IQA– Instituto da Qualidade Automotiva, completa 25 anos de conquistas em qualidade automotiva.
Apesar do momento delicado que a humanidade vive atualmente, Ingo Pelikan, presidente do IQA, reforça o compromisso do Instituto com todo setor da mobilidade e sociedade. “Evidentemente o momento é bem complexo, mas tenho certeza que vamos superar e continuaremos oferecendo o melhor possível para a sociedade, entidades, nossos clientes e parceiros”, afirma.


Integra este compromisso a adequação das atividades remotas com a digitalização dos processos internos e auditorias remotas. Além disso, o IQA trabalha no desenvolvimento de um novo serviço de apoio para retomada de produção, envolvendo saúde e segurança.


“Os novos serviços pós-Covid-19 do IQA possuem como foco saúde e segurança (CovidFree), Delivery (CovidFree), validação de lotes, digitalização, retomada de produção (apoio), boas práticas e inspeção de estoques”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.


Atividades do IQA durante 25 anos
“Em 1995, na criação do IQA, existia um grande questionamento do que era fabricado e oferecido no nosso setor”, lembra Pelikan, presidente do IQA. Resultado de trabalho em conjunto entre a indústria e o governo, o Instituto começou a atuar junto ao governo na certificação obrigatória de itens de segurança e posteriormente ampliou seu leque de atividades para a certificação de sistemas de gestão e serviços automotivos, além de treinamentos, publicações técnicas e ensaios laboratoriais.


Após 25 anos, as conquistas são inúmeras. Uma das mais marcantes foi a inauguração da nova sede, no final do ano passado, e que marcou o início das comemorações dos 25 anos do Instituto. Na ocasião, passou a ser signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), da ONU. “Hoje, 60% dos colaboradores do IQA são do sexo feminino, sendo que no quadro de líderes, elas representam praticamente 50%”, comenta Ingo Pelikan, presidente do IQA.


A nova sede deu início também ao projeto de ampliação do escopo de atuação, para desenvolver novos projetos, além de multiplicar a capacidade de treinamento, além de abrir espaço para startups, um hub de inovação com foco na qualidade para o setor da mobilidade. “O momento atual restringe a utilização deste espaço tal como foi projetado, porém acabou sendo também uma oportunidade para ampliamos nossa presença nos meios digitais e aumentamos significativamente nossos cursos e treinamentos online”, comenta Xavier, superintendente do IQA. “E, quando o isolamento social terminar, retornaremos com força máxima!”, completa.


O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.


Mais informações estão no site www.iqa.org.br.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 142

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload