Produção de autoveículos cai 99% em abril

 

As fábricas de automóveis paradas provocam queda histórica na produção de veículos leves, utilitários e pesados

 

A indústria brasileira de autoveículos registrou queda de 99% no mês de abril. O resultado era esperado, porque a maioria das fabricantes está com as linhas de produção paradas.

 

O mês de abril registrou total de 1,8 mil unidades de veículos leves e pesados produzidos. Para efeito de comparação, em março deste ano, o total foi 189,9 mil veículos.

 

O levantamento divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),  na última sexta-feira (08/05) mostra que a produção foi de 1 mil automóveis, 403 caminhões e 396 ônibus.  

Este é o pior resultado desde 1957, quando a entidade passou a divulgar a produção mensalmente.

 

Cai a produção, mas empregos estão estáveis

Mesmo com a queda as indústrias instaladas no país, mantiveram os funcionários. No mês de abril somou 125,3 mil trabalhadores, isso representa 400 vagas a menos, ou 0,3% ao comparar com março.

 

Mas, quando comparado ao o mês de abril do ano passado, que apresentou o total de 130,2 mil funcionários, a queda foi de 3,7%.

 

A retração da produção traz outras consequências. Uma delas é o congelamento dos investimentos. “As associadas da Anfavea não declinaram dos investimentos, só congelaram. Elas aguardam o fim das restrições para reposicionar estes valores e prioridades”, comenta Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

 

Outra consequência apontada pelo executivo é a de que a entidade vai intensificar o trabalho nos projetos de renovação da frota. Esta proposta é estudada há vários anos, porém, sem sair do papel.

 

Com as indústrias paradas, a queda ocorreu também nas exportações. O total de autoveículos embarcados para outros mercados em abril apresentou retração de 76,6%, isso comparado com os 30,7 mil veículos que foram exportados no mês de março. Na comparação com abril de 2019, a queda foi de 79,3%.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload