Na quarentena, revisão e troca de filtros pode ser feita em casa

Saiba o que é certo e errado na hora da troca dos filtros automotivos

 

 

 

Nesse período de quarentena, em que a população está sendo orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a ficar em casa para prevenir e evitar a disseminação do novo coronavírus, separar um período do dia para cuidar do carro é uma boa oportunidade para quebrar a rotina de isolamento social e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro fazendo a revisão ou manutenção dos filtros automotivos.    

 

Para quem precisa fazer essa manutenção, a MANN-FILTER, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, líder mundial em sistemas de filtragem, traz um passo a passo e dicas de como fazer a troca na garagem de casa. 

Pela internet, é possível comprar todos os filtros e receber no conforto de casa com toda a tranquilidade. As compras online podem ser feitas pelo site www.compremann.com.br

 

Veja abaixo dicas para a troca de filtros do ar e de cabine (que são os filtros mais fáceis de trocar) e saiba o que é certo ou errado na hora de fazer o serviço em casa. Para efeito ilustrativo, foram usados como modelos os veículos Montana e Gol.

 


Filtro de Ar

·         Introdução

O filtro do ar tem como função reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando desgaste excessivo nas partes móveis do motor como pistão, anéis, camisa etc.

Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível. Nos veículos diesel, o filtro sujo aumenta o nível de emissão de poluentes (fuligem negra) na atmosfera, prejudicando o meio ambiente e passível de multa. 

 

Passo a Passo

1.      Remova a tampa da carcaça do filtro, soltando os prendedores ou parafusos.

2.      Retire o elemento filtrante já usado e limpe o interior da carcaça, principalmente a área de vedação onde o elemento vai se apoiar (evitar estopas e jatos de ar).

3.      Coloque o novo elemento, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante quanto à sua aplicação. Use sempre elementos de qualidade, que estarão contribuindo para o prolongamento da vida de seu motor.

Importante: jamais os filtros do ar poderão ser limpos com ar comprimido ou sofrerem impacto, pois isto irá romper os poros do papel

 

Dicas importantes:

Recuperar ou não recuperar o filtro do ar?

Tentar recuperar ou aumentar o tempo de vida útil do filtro do ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos podem provocar o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções.

 

Não colocar pano/estopa na entrada de ar limpo no motor para proteger este local. Isso porque ao fazer o processo de troca do filtro alguém pode ligar o veículo para fazer alguma manobra ou a pessoa pode esquecer o pano ao montar o sistema, se houver necessidade de proteção, cobrir apenas no momento em que estiver efetuando a limpeza da carcaça do filtro, para que não entre nenhum tipo de impureza no motor.

Antes de trocar este filtro, verificar a posição da braçadeira, pois ao final do processo ela deverá ser montada na mesma posição inicial para que haja uma vedação perfeita. 

 

Tempo de troca:

Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada de acordo com recomendação do fabricante do veículo, ou no máximo após um ano de uso, para que o papel do filtro não perca suas propriedades de filtragem. Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro. Em situações em que, tanto o veículo de linha leve como o de linha pesada, trabalhem em situações severas em grandes centros urbanos que existe muito pó e poluição, onde o congestionamento é frequente, apesar de este veículo não estar rodando, ele está com o motor ligado e aspirando o ar sujo.

 

Filtro de Cabine

·         Introdução

Estão presentes no ar grandes concentrações de fuligem, poeira e gases tóxicos emitidos pelos motores de caminhões, ônibus e automóveis, que são repassados ao interior do carro pelo ar-condicionado ou pelo sistema de ventilação. Com isso, pode afetar a saúde e o desempenho dos motoristas que diariamente enfrentam o trânsito em grandes centros urbanos, como São Paulo. Além do aspecto da saúde do motorista, a MANN+HUMMEL recomenda a manutenção preventiva do filtro de cabine para proteger o sistema de ar-condicionado e evitar o acúmulo de partículas no vaporizador.

 

·         Passo a Passo: Seguir o manual do fabricante do filtro, pois cada carro tem uma particularidade de instalação.

 

Dicas importantes

Os produtos MANN-FILTER contém manual interno que facilita a aplicação. Cada modelo de veículo possui uma forma e local certo para aplicação. Verifique o código do produto correto e siga as instruções internas.

 

Verifique o lado correto do sentido do fluxo do ar do filtro e também o encaixe do filtro, pois pode haver, em alguns casos, uma aba de vedação para ser encaixada numa armação plástica 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload