DIREÇÃO ELÉTRICA QUAIS OS CUIDADOS E COMO DETECTAR UM PROBLEMA

24/03/2020

Componente da direção, sua função é primordialmente transmitir às rodas os movimentos realizados pelo motorista no volante

 

Fala, pessoal! Beleza? Hoje nós estamos aqui com esse veículo que utiliza o sistema de direção eletromecânica assistida e esse veículo chegou à oficina com a direção extremamente dura e com a luz de avaria do sistema indicando no painel. Vamos acompanhar o passo a passo do diagnóstico e da solução. 

 

Procedimento:

Agora, estamos começando o diagnóstico nesse veículo, o qual a direção está dura, extremamente dura, e a luz de aviso de falha no sistema está acionada no painel.  

 

Vamos entrar com o scanner para iniciar o diagnóstico e ter uma base de mais ou menos o que está acontecendo para dar continuidade ao serviço. Agora, nós já estamos com o scanner conectado no veículo e aqui dá para acessar todos os sistemas eletrônicos que o veículo tem compartilhado pela Rede CAN. O sistema que iremos pesquisar é justamente esse: direção assistida. 

 

 

Agora, estamos navegando aqui no sistema, como vocês podem verificar, tem o sistema que é direção assistida, o número do VIN, que é o chassi do carro e todas as outras informações que o sistema compartilha. 

 

Vou dar um ok e vamos ler o DTC: as possíveis causas que estão fazendo o volante ficar totalmente duro e a luz de avaria do sistema de direção assistida acionada no painel. 

 

Agora, nós já temos o DTC todos consultados. Como vocês podem ver, temos falhas nos sensores de torque e de ângulo de direção. 

Mediante esses códigos aqui consultados, vamos retirar a caixa e fazer o diagnóstico para encontrar o real defeito. 

 

Já abrimos a caixa de direção da Audi e essa caixa é do sistema de eletromecânica assistida. Então, nessa caixa, como vocês podem ver que o corpo dela está aberto, temos a parte mecânica, eletrônica e a parte mecatrônica ou módulo. 

 

Agora, iniciamos falando da parte da eletrônica dessa caixa e desse sistema.

 

 

No corpo da caixa da direção existe uma bobina, a qual impulsiona esse imã eletromagnético que está no eixo da gremalheira. Vocês podem ver aqui também que existe uma rosca sem fim. 

Sobre essa rosca sem fim, nós temos o rolamento na ponta dela. Então, como é o funcionamento dela? 

 Lá na caixa, toda montada por isso ela se chama “direção eletromecânica assistida”. 

Esse cara aqui, o módulo - já falamos dele - que faz o gerenciamento e o funcionamento de tudo. 

Ele recebe informações não só de sensor de ângulo de torque como também de velocidade, de alguns outros módulos. Daqui a pouco falaremos dele. 

 

Vamos para cá, esse cara aqui.

Quando está montado no corpo da caixa da direção, o imã eletromagnético que mostrei para vocês dentro dessa caixa, ele atua conforme o gerenciamento e atuação do módulo aplicando as voltas da sua própria bobina para a caixa de esterçar para um lado e esterçar para o outro. Quem vai determinar qual o lado que ela vai esterçar é esse cara, o sensor de torque. 

 

Pode ver que o mesmo está acoplado aqui junto ao pinhão da parte mecânica da caixa. 

 

Então, esse sensor tem no seu desenvolvimento a função de detectar o torque do volante e o ângulo do próprio volante. E o módulo faz toda essa verificação e ele envia o sinal para o campo eletromagnético que auxilia na esterçagem do volante para o lado esquerdo. Assim, a parte mecânica tem a sua atuação e a parte eletroeletrônica assistida vem com a bobina dentro do conjunto, eletroímã e um detalhe: recebe o módulo e o sinal de velocidade da caixa. Por onde? 

 

Por esse sistema, no próprio eletromagnético tem uma, vamos dizer assim, os excêntricos, certo? 

Muito parecidos a um sistema de abs ou uma, fala assim, roda fônica, que passa o sinal conforme ele gira.

 

Então, esse sinal aqui, com o módulo também decodifica e sabe qual, em porcentagem, que a caixa está virando e para onde ela vai virar. Se a pessoa ou condutor, suponhamos, anda e torceu para esquerda, o módulo faz toda a codificação e o imã, que é eletromagnético, auxilia na esterçagem para a esquerda. O condutor virou bruscamente para a direita, o módulo vai decodificar o torque que houve no volante e assim o módulo faz a correção para direita. Essa parte fica fixa na caixa e quem faz o trabalho de movê-la de um lado para o outro, tirando todo o peso do sistema, é o imã junto com todos os outros conjuntos. 

 

Já falamos da parte mecânica, da eletrônica e de magnetismo. O funcionamento é do motor de imã e dos sensores que ele capta do pinhão. A parte de torque do volante e de sensor de ângulo. Mas falta o principal deste sistema que é placa do módulo. Essa placa recebe não apenas informações, e não só atua na parte da direção baseada nos sensores da direção, que é o de ângulo e o de torque. Ela também recebe e compartilha informações com os outros módulos, via um sistema da Rede CAN. 

 

A Rede CAN trabalha em um desses conectores. Um conector é alimentação e aterramento, o outro conector nós vamos ter um pós-chave, comunicação de rede (alta e baixa).

 

 E o outro conector é onde pega sinal positivo e também sinais para o sensor de torque e o de ângulo. Esse módulo é quem decodifica a parte da caixa da direção eletromagnética assistida para fazer o auxílio na esterçagem; é quem determina a rotação da caixa conforme o condutor esterçar o veículo - ele compartilha de informações e recebe o que é fundamental para o sistema de controle tanto de estabilidade quanto de ABS para o funcionamento. E o sistema está funcionando ok. 

 

Como você pôde ver, nós explicamos sobre o funcionamento e estrutura desse sistema: caixa eletromecânica assistida. 

 

Vou dar uma dica tanto para você, amigo reparador e mecânico, quanto para os proprietários deste veículo. É um sistema extremamente vedado. Vamos ver no corpo da caixa o maior vilão desse sistema: a água. Por quê? Essa caixa fica instalada no quadro da suspensão do veículo - um pouco acima do protetor de cárter. O melhor é evitar alagamentos, chuvas muito fortes. Porque, assim, o sistema é todo vedado, porém com desgaste e o uso, se entrar água é um dos itens que danifica, na certa, essa caixa da direção. Você, que é proprietário de um veículo que utiliza esse sistema de direção eletromecânica assistida, procure seu mecânico de confiança e peça para analisar esse sistema, principalmente a coifa. Porque, se entrar água, vai dar um prejuízo muito grande. 

 

Faremos, agora, todo o reparo na caixa da direção. Nós vamos fazer o reparo na parte de software do módulo e montaremos todo o sistema, vamos montar no veículo e deixá-lo zero bala. Aqui, agora, todo o sistema já foi montado, corrigido - tanto as falhas mecânicas quanto as eletrônicas.

 

Como vocês podem ver, a caixa está toda montada, higienizada, com coifas novas, vedação correta, módulo aplicado e sensores de ângulo e de torque montados. 

 

O próximo passo é colocar a caixa no veículo e fazer a programação via scanner. Para ter certeza que o reparo ficou 100%. A caixa de direção eletromecânica assistida está instalada, terminando todo o reparo dela. 

 

Agora, nós já temos o DTC, todos consultados como vocês podem ver temos falhas nos sensores torque e ângulo de direção. Quando damos partida no veículo, vocês podem identificar que a luz acende no painel e apaga. Quando ligamos o carro, percebemos que está funcionando perfeitamente. Sem nenhum aviso de falha no sistema de direção assistida, volante totalmente leve com seu trabalho 100% ok. Agora, vamos verificar o DTC, o scanner fez a leitura novamente e comparei o DTC.  Os códigos de falha são os mesmos inicialmente passados, então limparemos esses códigos de falha e, como podem ver, nenhum código de falha. Vamos esterçar a direção aqui e ok. Sistema reparado com 100% de êxito.

 

Algumas vezes pode não ser possível reparar o sistema ou reutilizar, de repente, a mesma caixa. Às vezes, necessita ser trocada porque há componentes eletrônicos e mecânicos que se desgastam de uma forma muito forte, não tem jeito. Só mesmo substituindo a caixa.

 

Essa foi mais uma matéria que a nossa equipe participou junto aos nossos amigos da TV Reparação Automotiva. Segue o pessoal lá, hein!

 

 

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