Mini Cooper S 1.6 Turbo THP com a luz do óleo acendendo em marcha lenta

20/03/2020

E aí: será que é o motor? Ou é a turbina? Já sabe o que é?  Veja a dica do nosso experiente parceiro da reparação automotiva 

 

Bruno Rodrigo Costa, da Juca Bala Racing, oficina situada na Zona Norte de São Paulo, traz para nós uma dica do Mini Cooper S, motor 1.6 turbo THP, também conhecido como Motor Prince, da família BMW, que chegou à oficina com o cliente dizendo que a luz do óleo acende com o carro em marcha lenta. “Então, iniciemos o diagnóstico para resolver o problema”, diz. 

 

Procedimento

Primeiro serviço realizado: retiramos o interruptor de pressão do óleo do carro e instalamos o manômetro no motor para aferir a sua pressão real. 

 

De fato, ela estava baixa. Então, logo após, retiramos a parte de filtro para ter acesso ao filtro de lubrificante do propulsor. Como os amigos mecânicos e reparadores sabem, esse carro utiliza um filtro de óleo refil e como este estava bem sujo, substituímos o filtro e o lubrificante do motor. Colocamos o propulsor em funcionamento e mesmo assim a pressão se manteve baixa. 

 

Para isso, o que nós fizemos: tiramos a parte do cárter do motor para analisar se existia algum entupimento em peneira ou bomba de óleo. Tudo estava íntegro. Mesmo sabendo dessa dica, depois de todo o serviço realizado no propulsor e troca, lembramos da válvula de retenção que vai no cabeçote. Por que damos essa dica? Temos prazer em compartilhar informações. Já tive amigos que entraram em contato que tinham mexido no motor, fazendo cabeçote, mexendo na parte de baixo, turbina por esse defeito. E é um detalhe que por vezes passa batido, que pode gerar todo o esforço para o nosso amigo. 

 

Então, qual é a dica?

 

 

 

A válvula é esta aqui. Esta é a válvula de retenção de pressão do óleo do cabeçote. Em seu desenvolvimento, ela tem uma mola interna, o lubrificante passa por esse orifício e, na ponta, tem essa esfera. O trabalho dela é reter a pressão de óleo e controlar ela no cabeçote. Quando essa válvula não tem seu funcionamento correto, a pressão acaba baixando. Por isso, o interruptor acende a luz no painel indicando que ela está baixa. Ou seja, uma válvula de retenção que vai no cabeçote gera todo esse transtorno. 

Para chegar nessa válvula, somos obrigados a tirar toda a parte do ar e o coletor de admissão, é bem tranquilo. 

 

Essa válvula vai estar localizada abaixo da válvula solenoide que vai no cabeçote e faz o controle de pressão de óleo das válvulas VVT. Ela estará bem embaixo, é um parafusinho de torques. Você retira ela, substitui e  elimina a dificuldade do carro. E esse problema de acender a luz do óleo em marcha lenta vai sanar. 

Beleza? Essa é a dica que deixamos para os amigos. Um abraço!

 

Assista ao vídeo completo da matéria no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube!

 

 

 

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