Startup TempoTem apresenta oficina mecânica móvel para atendimento automotivo emergencial e preventivo

18/03/2020

Modelo de operação se baseia em alta tecnologia e já é amplamente utilizado em países europeus; Van conta com infraestrutura moderna capaz de resolver mais de 90% das panes automotivas mais comuns.

 

Serviços automotivos de emergência e prevenção estão com uma demanda crescente, especialmente em grandes cidades, onde as pessoas sofrem cada vez mais com a falta de tempo e precisam de agilidade para lidar com imprevistos do dia a dia. Pensando nessa necessidade do cliente, a TempoTem, startup que oferece soluções rápidas e inovadoras para serviços domésticos e de veículos, trouxe para o Brasil um serviço muito utilizado em países europeus: a oficina mecânica móvel. 

 

A operação atua em dois modelos, van ou moto, que são definidos após triagem. Enquanto a moto auxilia demandas mais simples, a van conta com uma infraestrutura moderna capaz de resolver mais de 90% das panes automotivas mais comuns, já que é equipada com materiais para trabalho em suspensão e caixa de câmbio, torno mecânico e peças para serem trocadas in loco. O modelo foi desenvolvido a partir de benchmarking realizado com o Automóvel Clube (The RAC) e a Associação do Automóvel (The AA), ambos do Reino Unido. 

 

Serviços de prevenção, como troca de óleo e filtro delivery e check up semelhante ao de revisão também são realizados pela oficina mecânica móvel. A van é capaz de analisar e identificar os pontos frágeis do veículo, ou seja, peças que vão demandar manutenção dentro de pouco tempo e a vida útil da bateria. Caso o problema do cliente não seja resolvido, a van possui, ainda, equipamento de remoção do veículo para a oficina mais próxima, eliminando a espera pelo guincho. Segundo Rafael Machado, diretor de operações da TempoTem, o diferencial desse procedimento está no atendimento preventivo completo, com profissional de confiança e sem a necessidade de deixar o automóvel na oficina. 

A tecnologia é uma grande aliada que possibilita a oferta de serviços como esse atualmente. Para apoio no diagnóstico, a van conta com um scanner automotivo. Conectado ao carro pela entrada OBD II do painel, o equipamento acessa a central de comando do veículo para verificar toda a parte eletrônica, apontando erros através de códigos e oferecendo o diagnóstico com base na análise dos dados emitidos. Assim, o scanner oferece uma maior precisão e velocidade na resolução dos problemas, reduzindo os custos de manutenção.  

Além disso, a empresa possui um grande centro de controle operacional com mais de 100 funcionários que monitoram fatores adversos em tempo real por câmeras dispostas em pontos estratégicos das cidades, com o objetivo de traçar o melhor caminho para alcançar o cliente no menor tempo possível. Esses recursos contribuem para a alta qualidade e cuidado da empresa nos atendimentos, com foco sempre na entrega de uma excelente experiência ao cliente. 

Nessa fase inicial de operação, o mecânico móvel está disponível nas cidades de São Paulo e Curitiba. No entanto, segundo Rafael Machado, diretor de operações da TempoTem, a empresa possui planos de expansão tanto de locais de atuação quanto de serviços ofertados. “Estamos estruturando alguns produtos e serviços que irão entregar uma conveniência ainda maior para o cliente em outros aspectos que hoje são dores de donos de automóveis. Também está em nossos planos a expansão da atuação da oficina móvel para Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador”, conta. 

 

A compra dos serviços é feita pelo site, em modelo pay-per-use ou por assinatura, mas serviços ou peças adicionais podem ser tratados com o prestador no local. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 141

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload