Como detectar a causa do barulho na suspensão do Honda Civic

18/12/2019

 

 

Barulho na suspensão pode ser ocasionado por rigidez na borracha das buchas da bandeja.

 

Instabilidade na direção, pneus desgastados de forma irregular, molas danificadas e falta de estabilidade e ruídos são alguns dos sinais que os componentes do sistema de suspensão podem estar comprometidos. Mas é preciso observar todas as peças do conjunto para identificar de onde vem o problema. Alex Julio Girardi, do Centro de Reparação Automotiva Girardi e Gastaldo, de Guaporé/RS, dá uma dica de como resolveu o problema de um cliente que chegou com o veículo Honda Civic Sedã LXS 1.8, automático, com barulho na suspensão dianteira. “O cliente já havia reparado a caixa de direção em outro estabelecimento então analisei os componentes da < span style="color:black;">suspensão e todos apresentavam bom estado. Considerando minha dificuldade de testar os amortecedores, substitui por novos, mas também não obtive êxito”, explicou. 

 

Girardi até conseguiu um carro do mesmo modelo para testar e comparar alguns componentes. “Substitui buchas da barra estabilizadora, bieletas, coxins dos amortecedores e coxim do lado direito do motor, porém nenhum desses itens sanou o barulho”, ressaltou. Partiu para a substituição das bandejas da suspensão dianteira e o ruído foi solucionado. 

 

Após análise, Gerardi observou que as buchas da bandeja da parte dianteira apresentavam uma rigidez maior, embora não houvesse nenhum defeito aparente, como rasgos ou outro dano. “É importante prestar atenção no estado geral da peça, pois, muitas vezes, o defeito não é visível, como neste caso. Há diversos aspectos que interferem no seu funcionamento, sendo a rigidez da borracha um deles”, ressaltou Girardi, lembrando que a média da bucha do modelo até 2011 é aproximadamente 2 mm menor que a dos anos posteriores, porém com o mesmo formato, o que pode confundir na hora da compra.

 

Para saber mais sobre a manutenção do veículo, basta acessar no site da promoção Feras da Oficina (https://www.ferasdaoficinanakata.com.br/), onde os interessados podem encontrar esta e outras dicas. No site, reparadores podem participar da promoção, enviando dicas técnicas de manutenção. A promoção vai até 15 de janeiro de 2020.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload