Diferentes causas do consumo excessivo e perda de óleo do motor

26/11/2019

 

Kolbenschmidt (KS) destaca os principais motivos que levam a este problema.

 

 

O óleo lubrificante do motor é essencial para o funcionamento do veículo, tendo várias funções, como lubrificação das peças minimizando a fricção das superfícies metálicas, refrigeração do pistão que atinge temperaturas altíssimas em poucos segundos após ser acionado, além de ser responsável pela prevenção da corrosão e da formação de depósitos. O motor a combustão libera substâncias agressivas que são neutralizadas pelo óleo lubrificante.

 

Como elemento essencial para manter o bom desempenho do motor, é importante ficar atento e controlar o nível do óleo para verificar se o consumo está adequado.  A Motorservice, responsável pela comercialização no mercado de reposição das marcas premuim Kolbenschmidt KS, Pierburg e BF, mostra os cálculos que ajudam a identificar a perda de óleo causada por vazamentos no motor.

 

No caso de veículo pesado, o cálculo funciona da seguinte maneira:

Um veículo pesado consome 40 litros de combustível ao fim de 100 km. Acima de 100 km o volume consumido sobe para 400 litros. Assim a relação é 0,25% de 400 litros de combustível, ou seja, 1 litro de consumo de óleo e 0,5% de 400 litros de combustível são dois litros de consumo de óleo.

 

Para veículos leves, o cálculo é:

Um veículo leve consume cerca de 8 litros de combustível ao final de 100 km. A partir de 100 km, o volume consumido sobe 80 litros. Então, 0,1% de 80 litros de combustível são 0,08 litros de consumo de óleo e 0,5% de 80 litros de combustível são 0,4 litros de consumo de óleo.

 

Existem valores de referência e limites para consumo de óleo para cada motor, estipulado pelos fabricantes. Quando não há indicações precisas sobre o consumo, a referência é 0,25% a 0,5% de consumo para veículos pesados referente ao consumo efetivo de combustível.  Para motores dos veículos leves, o consumo de óleo está na ordem dos 0,1% a 0,5 do consumo de combustível.

 

Os motores diesel consomem mais óleo do que os motores ciclo Otto. Com turbocompressores, também exige mais óleo. Além disso o consumo de óleo, tende a aumentar ao longo da vida útil do motor. Todas as peças do motor sofrem o mesmo nível de desgaste. Se apenas forem substituídas 10% delas, o resultado que se pode esperar de uma reparação parcial será também de apenas 10% em relação à situação atual.

 

De acordo com as informações técnicas da Motorservice as principias  causas de perda de óleo são:

- Folga excessiva na bucha do turbocompressor;

- Linha de retorno do óleo obstruída no turbocompressor;

- Desgaste da bomba injentora;

- Fugas no sistema de aspiração;

- Desgaste nos vedadores das hastes das válvulas e nas guias das válvulas;

- Erro de montagem do cabeçote;

- Sobrepressão no cárter do motor;

- Nível excessivo de óleo;

- Falhas de combustão e excesso de combustível;

- Projeção incorreta do pistão;

- Manutenção irregular quando são cumpridos os intervalos de serviço prescritos pelo fabricante, ocasionando envelhecimento e contaminação do óleo dentro do motor;

- Utilização do óleo do motor de qualidade inferior ou inadequado;

- Deformação dos cilindros;

- Erros de processo de usinagem e brunimento;

- Taxa de exposição de grafite baixa;

- Bielas torcidas ou deformadas;

 - Anéis de segmento quebrados, presos ou mal montados

- Produtos de vedação incorretos, com folgas excessivas ou falta de vedador;

- Corpos estranhos ignorados nas superfícies de vedação;

- Vazamentos nos anéis de vedação do eixo radial;

- Defeitos na superfície de vedação;

- Bombas de vácuo com defeitos;

- Pressão de óleo excessiva .

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload