SISTEMAS ELÉTRICO E O ROTA 2030 - Parte 1

29/10/2019

Amigos, reparadores, o mercado automotivo não para, isto é fato. As evoluções tecnológicas acontecem rapidamente e estão nos veículos que chegam à nossa oficina. Lembro-me de um grande amigo, José Araújo (in memorian), que certa vez me disse: “ Injeção Eletrônica é igual a Alternador quando surgiu, todo mundo ficou apreensivo, mas  conseguiu realizar a manutenção”.

 

Infelizmente, meu amigo estava equivocado, pois a cada dia faz-se mais necessário o reparador automotivo manter-se atualizado, buscar informações técnicas, realizar treinamentos, pois dicas ajudam, mas não capacitam, para se capacitar profissionalmente é necessário realizar treinamentos atualizados. Se na sua região não tem um centro de treinamento, entre em contato com a GENERAL TECH, para levarmos até você e sua região treinamentos de qualidade. Bom, nosso título é: “Sistemas Elétricos e Rota 2030”.

 

O que é Rota 2030?

É um programa que tem uma visão de longo prazo, nesse caso de 2018 a 2030 (daí o nome), para a indústria automobilística brasileira, com datas e requisitos claros a serem implementados relativos à Eficiência Energética e à Segurança Veicular. 

 

O Rota 2030 é considerado como o sucessor do “Inovar Auto” e foi publicado em 10/12/2018 (Lei 13.755/2018) fonte(Unidade Curricular Eficiência Energética – Pós Graduação em Engenharia Automotiva PUC MINAS.

Para se obter uma melhor eficiência energética nos veículos, algumas tecnologias novas estão sendo implantadas continuamente, e pode-se observar que, em sua grande maioria, sistemas elétricos são predominantes.

 

Alguns itens adotados para alcançar os resultados esperados para o Rota 2030:

 

Diante destas melhorias, a eletrônica embarcada ficou mais complexa, deixando apenas de gerenciar a injeção de combustível, a frenagem do veículo, mas passa a ter um gerenciamento mais completo de todas as formas de condução do veículo.

 

Vamos destacar nesta edição a aplicação dos Alternadores Eficientes. 

 

Os Alternadores Eficientes possuem o controle de seu funcionamento pela UCE-Unidade de Comando Eletrônico do Motor, onde o Alternador tem sua excitação para carregar a bateria, conforme a demanda detectada pela UCE e seus NÓS de Comunicação.

 

Popularmente, é conhecido como Alternador PILOTADO. Estes alternadores demandam conhecimento técnico do reparador, pois um diagnóstico realizado de forma incorreta acarretará danos a seus componentes eletrônicos, como o regulador de voltagem.

 

 

O exemplo de Alternador acima pertence ao veículo Hyundai IX35 2016. Observe no seu diagrama elétrico que o Pino 03 do conector é ligado à UCE do Motor, 01 ao positivo direto +30, pino 02 à central elétrica e pino 04 ao terra.

 

Nos Alternadores Eficientes, Pilotados pela UCE, não existe a luz de bateria como meio de excitação, é tudo feito por meio de comando da UCE. 

 

Mas e a luz de bateria que ainda existe nos painéis de instrumentos dos veículos?

O comando da luz de anomalia do alternador, conhecida como luz de bateria, é controlada também por uma central eletrônica, chamada de BODY COMPUTER, o Computador de Bordo, ou Módulo Carroceria em alguns veículos, por meio de comunicação dos NÓS de Ligação, a REDE CAN.

 

DIAGNÓSTICO DOS ALTERNADORES INTELIGENTES

Para realizar o diagnóstico e ou teste destes alternadores em bancada, é necessário possuir uma bancada específica, que tenha o módulo de comando para estes alternadores, como o modelo da IKRO, a IK2050.

 

Ela possui, além de uma bancada comum de alternador, o controle modulado dos alternadores, e controle de consumo de carga para um teste perfeito. 

 

Caso você tenha  

 

Para quem possui uma bancada de teste dos alternadores, a IKRO disponibiliza o IK2090, o módulo de controle de alternadores eficientes.

 

 

 

Veículos com Alternadores Eficientes:

Vamos apresentar alguns modelos de Alternadores Eficientes que podem chegar à sua oficina:

 

 

Observe que seu conector possui apenas 2 terminais, então não julgue pela quantidade de terminais do conector; para identificar se é ou não um alternador eficiente, consulte sempre o catálago do fabricante, a IKRO deixa disponível em seu site para consultas.

 

 

Regulador IK5123 (RC)

 

Nesta edição, fizemos a apresentação do Sistema de Alternadores Eficientes. Como em cada edição, primeiro apresentamos os sistemas a serem abordados. Na próxima traremos a execução prática da manutenção e diagnóstico dos sistemas apresentados.

  

 

Para trabalhar com diagnóstico automotivo, a oficina deve estar atenta a (à):

• Colaboradores com treinamentos atualizados,

• Equipamentos de diagnósticos atualizados e de confiança,

• Biblioteca Técnica atualizada,

• Manter procedimentos técnicos padronizados entre a equipe.

 

Não deixe de seguir a Revista Reparação Automotiva, que a cada mês traz sempre assuntos muito importantes para manter os reparadores atualizados com o que acontece no setor automotivo.

 A GENERAL TECH – Automotive Diagnostic possui um amplo centro de treinamento atualizado e oficina de linha premium pronta para oferecer treinamentos e consultorias em todo o Brasil. Entre em contato conosco:  Whatsapp: (034) 99180-0837 / E-mail: generaltechctp@gmail.com

 

 

 

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