BMW X1 até 2015, problema crônico na suspensão

25/10/2019

 

Fabricado no Brasil, o BMW X1 tem tirado o sono de alguns reparadores quando se fala em desvendar a origem dos altos estalos da suspensão.

 

Nilson Patrone, da Power Class, localizada em São Bernardo do Campo (SP), conta que um dia desses recebeu em sua oficina um BMW X1 2015, que apresentava problema na suspensão. “O cliente reclamava que no momento em que passava por uma lombada ou valeta, situação que exige muito do sistema, se ouvia um estalo muito forte. A princípio, quando fizemos o teste, achamos que o barulho era do quadro de suspensão, mas na verdade o ruído vinha do braço inferior do sistema dianteiro”.

 

Nesse caso, o reparador explica que esses braços têm uma composição diferente da maioria dos carros, pois são metade de nylon e metade de borracha. “Não existe uma solução simples para esse trabalho. A manutenção corretiva é cara, para se ter uma ideia a peça chega a custar mais de R$ 2.000,00 cada braço, porém ela pode ser encontrada também no mercado de reposição, e a montadora não vende os braços separadamente”.

Solução - Para chegar ao diagnóstico, o experiente Nilson Patrone realizou um teste dinâmico com o veículo em uso em condições que exigissem o esforço grande da suspensão e até pensou em fazer outros procedimentos para  resolver o problema, como soltar o quadro de suspensão e reapertar, examinar se havia algum ponto de solda errado e analisar o painel dianteiro. “Tivemos alguma dificuldade no começo, mas depois identificamos o defeito”, emenda.

 

Há casos em que o cliente levou o veículo à concessionária com menos de 10 mil quilômetros. “E a autorizada disse que precisava retorquear a suspensão por conta da baixa quilometragem. Na vez seguinte, retirou os amortecedores e examinou as molas, e afirmou ter resolvido o problema. Ao persistir o barulho, o proprietário veio até nós. Hoje prontamente conseguimos identificar o defeito quando surge esse modelo na oficina”, completa.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Gestão de fornecedores. Saiba o porquê é valiosa para a sua empresa

18/10/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload