PLANO DE CARREIRA, ALINHANDO A EQUIPE PARA O ALCANCE DE RESULTADOS

22/10/2019

 

Olá, pessoal, nesta edição falaremos sobre Plano de Carreira. Para muitos, quando se fala em Plano de Carreira, o pensamento é que apenas grandes empresas podem oferecer, pois lá existem vários cargos e níveis hierárquicos que possibilitam a visão de crescimento. Este é o entendimento de muitas pessoas acerca deste assunto, então, para a micro e pequena empresa é possível estabelecer um Plano de Carreira?

 

O Plano de Carreira por muito tempo foi utilizado como grande diferencial competitivo nas empresas para captação e retenção de talentos, pois possibilita ao funcionário a projeção de crescimento para curto, médio e longo prazos, sendo muitas vezes um fator de peso na escolha entre duas empresas ou análise de propostas. Atualmente, podemos afirmar que muita coisa mudou, desde a maior competitividade das empresas no mercado, onde o Plano de Carreira passa a não ser mais um diferencial e sim um pré-requisito para estabelecer um alinhamento do profissional com os objetivos da organização, como também o perfil dos profissionais. 

 

As mudanças de Gerações (X, Y, Z e outras que virão) exigem que os estabelecimentos constantemente repensem suas estratégias e conceitos, isso ocorre no mercado como um todo, requerendo principalmente das micro e pequenas empresas melhor performance na gestão de pessoas. Um negócio com cinco funcionários tem o mesmo desafio que um com 5.000, pois o desafio hoje não é ter funcionários e sim ter pessoas alinhadas e comprometidas com os objetivos e metas de sua empresa, o grande diferencial hoje é fazer o funcionário visualizar e projetar seu crescimento e conquistas pessoais através dos resultados do crescimento da sua empresa e isso exige que você desenvolva conceitos, estratégias e ferramentas, uma das ferramentas é o Plano de Carreira.

 

Como conceito básico de um Plano de Carreira, entende-se: descrição do caminho para o crescimento do profissional em seu cargo, setor ou empresa, ele deve oportunizar a visão de curto, médio e longo prazos, assim como os pré-requisitos necessários para cada etapa do crescimento, que poderá ser horizontal (expansão do cargo com mais atividades e responsabilidades) ou vertical (subindo sua função no Organograma da empresa, assumindo posições de lideranças, coordenação, gerências ou diretorias), como consequência do crescimento também é imaginada maior visibilidade no mercado de trabalho, network e remuneração. 

 

Para Oficinas Mecânicas, é possível sim fazer um Plano de Carreira, será limitado muitas vezes ao crescimento vertical, mas deve ser projetado um crescimento horizontal onde os profissionais assumam mais responsabilidades e foco no resultado da empresa. Como exemplo, podemos falar do mercado de estoque, para muitas oficinas um profissional apenas já consegue realizar as atividades com perfeição sem ter gargalos, e não precisará contratar auxiliares, o que poderia fazê-lo crescer para uma gerência do estoque (crescimento vertical), mas pode sim ser um único profissional no segmento, porém que pense como gerente, assuma a responsabilidade com os resultados esperados do setor (crescimento horizontal) e, assim, poderá crescer em remuneração e perfil para o mercado de trabalho. 

 

Para elaboração de um bom Plano de Carreira, é preciso que se tenha um bom nível de informação gerencial e planejamento estratégico visualizando o curto, médio e longo prazos, pois assim poderá medir os impactos do crescimento dos profissionais com os resultados pretendidos na empresa, além de um processo de comunicação e suporte para o desenvolvimento dos profissionais, uma vez que qualquer Plano de Carreira exige um acompanhamento dos indicadores de resultados da equipe.

 

Na próxima edição, falaremos sobre a importância da formalização dos processos internos da empresa para melhorar a performance de sua equipe. Para receber dicas de gestão, envie seu Nome, Cidade e Estado para o WhatsApp (48) 9 9959 9733.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Gestão de fornecedores. Saiba o porquê é valiosa para a sua empresa

18/10/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload