DANA APRESENTA NOVIDADES EM ELETROMOBILIDADE NA FENATRAN 2019

15/10/2019

 

 

Fabricante tem solução pronta para o mercado brasileiro com tecnologia de ponta

 

A Dana, um dos principais sistemistas globais da indústria automobilística, participa da Fenatran 2019 – 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, que será realizada de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, e apresenta no seu estande E284, novidades em eletromobilidade para veículos comerciais, além de destacar sua completa linha de componentes para o mercado de reposição com as tradicionais marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz.

 

O principal destaque é o foco da Dana na eletrificação de veículos. A empresa que dá continuidade aos mais de 20 anos de investimentos em células de combustível, componentes eletrificados e mecatrônica com importantes aquisições nos últimos dois anos, que ampliam seu pacote de soluções e a posiciona de forma diferenciada, através de tecnologia e conhecimento, como líder em sistemas de eletrificação para veículos comerciais, leves e para os segmentos agrícola e de construção. As soluções da Dana já estão em operação ao redor do mundo, equipando mais de 15 mil veículos, sobretudo na China e nos Estados Unidos.

 

Segundo Ryan Laskey, vice-presidente da Divisão de Veículos Comerciais e Engenharia de Produtos de Transmissão na Dana, a empresa está atenta à evolução da indústria automotiva e acredita que, quanto à fonte de energia, para cada aplicação, região e condições de uso poderá haver uma tecnologia mais eficiente e adequada, com soluções de combustão, elétricas ou hibridas. “As primeiras aplicações para caminhões elétricos são nos setores de serviço leve e médio, geralmente em operações de distribuição, que possuem rotas previsíveis de baixa quilometragem”, analisa.

 

Na visão do executivo, as aplicações para veículos comerciais dependem dos ciclos de serviço do cliente, o que determinará que tipo de solução será mais adequada: “Para caminhões pesados que percorrem entre 500 e 800 quilômetros por dia e possuam rotas e cargas úteis variadas, a tecnologia híbrida continua a ser mais indicada”, disse ele.

 

Ryan Laskey será um dos palestrantes do Congresso SAE no painel de Veículos Elétricos e Híbridos, que será realizado no dia 16 de outubro, às 14h. O executivo falará sobre o futuro dos powertrains na eletrificação dos veículos comerciais.

 

No início de 2019 a Dana estabeleceu uma parceria estratégica com a Hyliion Inc. para expandir sua capacidade de oferecer sistemas híbridos diesel-elétricos completos. A Hyliion desenvolve arquiteturas híbridas elétricas para veículos comerciais pesados que podem ser instaladas em caminhões novos ou adaptadas em caminhões existentes, transformando essencialmente um caminhão 6x2 tradicional em um híbrido 6x4.

 

O portfólio elétrico da Dana inclui sistemas de acionamento direto Spicer Electrified, bem como eixos eletrônicos totalmente integrados, equipados com os motores, inversores e sistemas de controle TM4. A empresa também concluiu recentemente sua aquisição da Nordresa, que permite oferecer a frotas e clientes OEM soluções completas para veículos elétricos a bateria.

 

“A Dana está pronta para atender seus clientes e oferecer a solução mais eficiente e robusta, quer seja elétrica, híbrida ou a combustão, para quase todo tipo de veículo comercial, desde picapes e vans até caminhões e ônibus, passando por modelos fora de estrada”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.

 

Produtos para eletrificação

 

Na Fenatran, a fabricante apresenta as tecnologias aplicadas no caminhão protótipo desenvolvido pela empresa nos Estados Unidos, o City Delivery Dana, com solução que combina um eixo traseiro e motor elétricos com inversor, movidos a bateria, mais leves e compactos, pois não utilizam o tradicional trem-de-força e nem componentes como tanque de combustível. O conjunto pode ser montado em qualquer chassi que utilize os modelos de eixo S110 e S130.

 

O produto tem autonomia de 161 quilômetros, consome 8% menos energia do que um veículo com motor centralizado e é cerca de 170 kg mais leve que os conjuntos convencionais de veículos a Diesel.

 

Outra novidade é o caminhão para aplicação urbana, como distribuição de bebidas, movido por um sistema de direção central, com motor elétrico e inversor, que substituem o conjunto de motor a combustão, transmissão e tanque de combustível. O resultado é a redução de 67% no consumo de energia e de 40% na emissão de poluentes, em comparação com o mesmo veículo movido a Diesel. A autonomia também é de 161 quilômetros.

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