TÜV Rheinland certifica o primeiro carro elétrico chinês para venda na União Europeia

11/10/2019

 

 

Homologado em conformidade com as diretivas da WVTA, o utilitário esportivo (SUV) elétrico U5 marca a entrada oficial da montadora chinesa Aiways em mercados europeus, com início da comercialização local em 2020

 

A TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, entregou à montadora chinesa Aiways a certificação que aprova o veículo elétrico Aiways U5 para comercialização em toda a União Europeia (UE). O modelo foi avaliado em linha com os requisitos da Whole Vehicle Type Approval (WVTA), diretiva europeia aplicada ao processo local de homologação por esses tipos de veículos. Trata-se do primeiro carro elétrico de um fabricante chinês que poderá ser vendido na UE – o que marca, também, a entrada oficial da Aiways no mercado europeu.

 

Utilitário esportivo (SUV) e disponível na versão Long Range, o Aiways U5 foi destaque em evento em Frankfurt (Alemanha). Na ocasião, foram apresentados dois veículos do modelo elétrico, que percorreram mais de 15.000 quilômetros – desde a cidade chinesa de Xi'an, em uma rota que passou pela Rússia, Países Bálticos, Escandinávia, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos. Luxemburgo e França.

 

Suporte às empresas no acesso de produtos a novos mercados

 

Em cerimônia que contou também com a participação de representantes da Embaixada da China na Alemanha, o responsável da TÜV Rheinland pela homologação de veículos automotores na Europa Ocidental, Gunnar Pflug, entregou o certificado WVTA ao presidente da Aiways, Samuel Fu. "A indústria automotiva chinesa está fortemente comprometida com tecnologias alternativas e pretende usá-las como referencial para sua expansão internacional. Nesse contexto, a TÜV Rheinland disponibiliza sua competência e experiência para atestar o acesso desses fabricantes a novos mercados, por meio de serviços de teste e certificação apropriados", disse Gunnar.

 

"Graças ao suporte da TÜV Rheinland, o U5 da Aiways foi homologado em total conformidade com especificações europeias previstas pela WVTA. O veículo estará à venda na Europa a partir do próximo ano", acrescentou Samuel Fu, da Aiways.

 

Rede mundial a serviço das homologações

 

A homologação WVTA é obrigatória para todos os automóveis, peças e sistemas veiculares comercializados na União Europeia. A certificação leva em consideração aspectos como segurança, proteção ambiental e níveis de emissão. Para contribuir com esse processo, a TÜV Rheinland dispõe de uma rede global de laboratórios de teste especializados, aptos a atender à ampla variedade de sistemas que integram a indústria automotiva global, no que diz respeito aos requisitos de autoridades regionais e nacionais.

 

Reconhecida por compartilhar serviço técnico relevante com mercado de todas as regiões econômicas, a TÜV Rheinland é acreditada para serviços de type approval por várias autoridades de homologação da UE. Entre estes organismos certificadores, estão incluídos o Kraftfahrt-Bundesamt (Federal Vehicle Vehicle Authority) da Alemanha, o Rijksdienst voor het wegverkeer (RDW) do Holanda e a Societé Nationale de Certification et d'Homologation (SNCH) de Luxemburgo.

 

Sobre a TÜV Rheinland

 

O Grupo TÜV Rheinland é líder em certificações, inspeções, treinamentos e gerenciamentos de projetos. Fundado na Alemanha, em 1872, com o objetivo de proteger os trabalhadores de acidentes ocorridos nas instalações de caldeiras a vapor, a empresa desde então tem se especializado em todos os tipos de serviços relacionados com a qualidade, a segurança técnica e de proteção do homem e do meio ambiente. A empresa emprega atualmente mais de 20 mil colaboradores e está presente em 56 países, onde estão distribuídos mais de 200 laboratórios. Sua trajetória de 147 anos é marcada pela seriedade, profissionalismo e independência, buscando um desenvolvimento sustentável no que diz respeito à qualidade e segurança de forma a superar os desafios decorrentes da interação entre o Homem, a Tecnologia e o Meio Ambiente.

 

No Brasil, possui mais de onze mil certificados ativos e atende a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. Acreditada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pela CGCRE/INMETRO, a TÜV Rheinland possui ainda forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, produtos médicos e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças, entre outros.

 

Na área de infraestrutura, a TÜV Rheinland é uma das empresas líderes em engenharia consultiva e gerenciamento de empreendimentos no país e possui mais de 40 anos de experiência em projetos de grande porte na América Latina, desenvolvendo para os clientes funções-chave de planejamento, programação, controle e supervisão da execução de empreendimentos. Website: www.tuv.com.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Janeiro da Revista Reparação Automotiva.

21/01/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload