Evolução constante na Stock Car hoje a carenagem é do Cruze

23/09/2019

 

 

Desde a estreia foram usadas carrocerias como a do Vectra, Astra, Sonic, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora e Peugeot 307

 

A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro de todos os tempos. Para se ter uma ideia, em 2018, ela completou 40 anos de existência. Durante muito tempo, o modelo usado nas pistas foi o famoso Opala, era praticamente o carro de rua com algumas adaptações para a pista.

Em 1994, o carro que passou a ser usado foi Omega, novamente um carro de rua adaptado para as pistas. Exatamente nesse ano fiz minha estreia na categoria, lembro muito bem que um bom tempo no autódromo de Interlagos era em torno de 1 minuto e 47 segundos, nesse ano fui campeão brasileiro da categoria B.

 

 Naquela época usávamos muitos componentes de suspensão, freios, sistemas de transmissão, entre outros, de carros de rua. O Omega ficou até 1999, quando em 2000, ano em que retornei à categoria, houve uma revolução na parte técnica. Um carro totalmente voltado para as pistas foi desenvolvido – chassi, carenagem, freios, suspensão, motor, câmbio, entre outros – a segurança nesse novo projeto foi um tema importante.

 

Até a temporada atual o conceito técnico usado é o mesmo, porém estamos na 3ª versão desse carro, melhor, mais rápido, mais seguro e com mais tecnologia daquele veículo que nasceu em 2000. Desde a sua estreia foram usadas em cima dessa estrutura tubular algumas carrocerias, começou com a do Vectra, depois a do Astra, também teve os modelos Sonic, Mitsubishi Lancer, Volkswagen Bora, Peugeot 307, atualmente todos os carros têm a carenagem do modelo Cruze.

 

Por fim, lembra do tempo que contei há pouco que era considerado muito bom em Interlagos na década de 90? Pois bem, ano passado, em minha última corrida de Stock Car, em Interlagos, o meu tempo na classificação foi de 1 minuto e 37 segundos, exatamente 10 segundos mais rápido. Espero que tenham gostado de mais esse artigo. Até nosso próximo encontro!

por Nonô Figueiredo Piloto de competição

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

COMO SE PROTEGER COM A ECONOMIA EM VÁRIOS CENÁRIOS

26/03/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload