ALINHANDO SUA EQUIPE PARA O ALCANCE DE RESULTADOS - DESCRIÇÃO DE CARGOS

16/09/2019

 

Olá, pessoal, nesta edição falaremos respeito da Descrição de Cargos, “Cachorro com mais de um dono morre de Fome”. Talvez você já tenha ouvido essa frase, se não ouviu é importante refletir, pois ela expressa, na prática, o impacto da falta de uma Descrição de Cargos detalhada na empresa. Muitas pessoas fazem a atividade, porém a responsabilidade sobre ela acaba sendo apenas do Empresário que assume o prejuízo quando ocorre, exemplo clássico em oficina é a venda de um orçamento, quem pode fazer?  O Mecânico, o Empresário, o Estoquista e o Vendedor.

 

Neste exemplo vamos considerar que o Mecânico vendeu o orçamento para o cliente e o mesmo aprovou. Na sequência, executou o serviço e quando finalizado o processo de manutenção o vendedor foi encerrar a venda e acaba descobrindo que não houve a negociação prévia sobre a forma de pagamento, e assim sabe que será mais difícil condicionar uma negociação que preze os objetivos e metas da empresa, e também um problema, pois o serviço já foi realizado e terá que aceitar a condição que o cliente quiser. 

 

Neste momento o Empresário chega à empresa, percebe a situação e reconhece que o cliente, devido ao histórico de atrasos e inadimplência, somente poderá fazer pagamento em cartão de crédito. Preocupado, exige do vendedor que resolva o problema, pois a oficina não pode perder dinheiro. O mesmo se revolta e afirma não ter a responsabilidade sobre esta venda. O empresário rebate preocupado e diz: você é o vendedor da empresa por que deixou o mecânico vender? E o vendedor rebate, “o Senhor acostumou todos a não respeitarem os processos para ter mais agilidade no atendimento e muitas vezes impediu que eu fizesse vendas, não posso assumir a responsabilidade de um processo que não foi feito somente por mim”.

 

Então, talvez você já tenha passado por isso, ou outros casos semelhantes referentes a outros setores da empresa onde as pessoas se recusam a assumir a responsabilidade devido à má organização dos cargos. Portanto, dê um basta nisso, faça a Descrição de Cargos e apresente para sua equipe.

 

A Descrição de Cargos de forma bem objetiva tem como principal foco orientar seu funcionário sobre quais atividades deverá cumprir durante seu tempo na empresa, compreendendo assim que será sua responsabilidade a realização  delas. Existem vários modelos de Descrição de Cargos, dos mais simples que se resumem a Título do Cargo e Descrição das atividades, aos mais complexos com informações estratégicas que auxiliam em análise de contratação, desenvolvimento profissional desejado e evolução no plano de carreira da empresa. 

 

A decisão de utilizar um modelo mais simples ou modelo mais complexo vai depender do planejamento do setor administrativo em relação ao alinhamento de sua equipe aos objetivos da empresa, ou seja, ela está organizada e agora estará focando no desenvolvimento do potencial do seu grupo, conduzindo um processo de crescimento profissional orientado para resultados, aí sugere-se o modelo mais complexo. Agora que a minha empresa está se estruturando quero que as pessoas assumam a responsabilidade sobre seus atos e façam o processo fluir de maneira eficiente, o que evita perdas e gargalos, então opte por um modelo simples onde você determina o Nome do Cargo, as Atividades que deverá executar e conhecimento que deverá ter ou desenvolver.

 

É importante respeitar o tempo de sua empresa, existem várias ferramentas fantásticas que podem auxiliar, porém às vezes é importante iniciar com o básico e aplicar de forma eficiente e, no decorrer do caminho, ir aprimorando, pois  ter uma Ferrari e não saber dirigir não fará você chegar mais rápido.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload