O desafio da reparação, é preciso quebrar inúmeros paradigmas quanto à troca de métodos tradicionais por soluções químicas

16/08/2019

Wander Machado, gerente de Vendas de Adesivos Industriais e Reparação Automotiva para América Latina Sul da Henkel, fala dos planos da empresa para o setor e que 2019  tem sido um ano positivo para a Henkel, quando a empresa deverá alcançar a meta estabelecida para fechar o ano.

 

Reparação Automotiva - Com as novas tendências do mercado e as inovações nos veículos, quais as principais novidades e tecnologias nos produtos da Henkel?

Wander Machado - A Henkel acompanha as mudanças do setor e desenvolve tecnologias inovadoras para atender às necessidades do mercado. Possuímos um amplo portfólio para reparação, manutenção e embelezamento automotivo. Entre as novidades, destacamos o adesivo estrutural LOCTITE HY 4070, o selante TEROSON MS 9320 SF, adesivo estrutural TEROSON EP 5055 e o adesivo de alta resistência TEROSON PU 9225 SF.

 

O adesivo estrutural LOCTITE HY 4070 conta com a patenteada tecnologia híbrida e mescla a velocidade de cura e facilidade de aplicação dos adesivos instantâneos (cianoacrilato) com os principais benefícios dos adesivos epóxi, como força, resistência de adesão e flexibilidade. A inovação oferece fixação ultrarrápida com alta força de adesão, excelente capacidade de preenchimento e ótima resistência à temperatura e umidade. Desenvolvido para ser aplicado em uma grande variedade de substratos, incluindo metais, plásticos e borrachas, o produto é peça-chave para diversas aplicações, como reparo de rodas de liga leve, adesão de suportes de câmera de ré e pequenos reparos em faróis e setas, e está disponível na embalagem de 11g. 

 

O selante TEROSON MS 9320 SF reproduz vedações planas e amplas com acabamentos OEM (siga em inglês Original Equipment Manufacturer) para evitar a corrosão produzida por intempéries. O produto é pulverizável, pincelável e aplicável em filete. Além de contar com cura rápida, é livre de isocianato e solvente. Entre as aplicações estão vedações acústicas, revestimento de superfície e texturas pulverizadas nas caixas de roda, filetes nas extremidades das portas, vedações no bagageiro e no chassi.

 

O adesivo estrutural TEROSON EP 5055 é ideal para aplicação em peças de aço, alumínio, carbono ou vidro, como reparo de carroceria do veículo e colagem de teto sem a necessidade de desmontagem interna. Oferece alta resistência a impacto e protege contra corrosão. Pode ser soldado a ponto antes da cura (até 80 minutos após a aplicação da solução). Para agilizar o processo de cura, o profissional pode utilizar luz infravermelha ou almofadas de aquecimento.

 

O adesivo de alta resistência mecânica TEROSON PU 9225 SF possibilita reparos rápidos e eficientes em partes plásticas internas ou externas pintáveis. Pode ser utilizado para reparar qualquer tipo de dano, como buraco, arranhões e fendas. Entre as aplicações estão reparos em para-choque, para-lamas e aerofólio.

 

RA - Discorra a respeito do posicionamento da empresa no aftermarket e quais as ações com o setor de reposição.

WM - Nossa atuação no mercado é sempre de instruir e levar ao máximo as informações sobre soluções que possam ajudar a reduzir tempo, dinheiro e riscos com aplicações sendo processadas se foram errôneas. Nós estamos sempre trazendo inovações que possam se enquadrar no segmento de reparação. Colisão tem sido um dos mercados que temos trabalhado e feito ações para consertos de carroceiras, para-brisas, tratamento de superfícies, polimento e vitrificação.

 

RA - Como a Henkel enxerga o atual cenário no quesito oportunidades e desafios?

WM - A Henkel sempre otimista enxerga este mercado como um desafio por conta de que precisamos quebrar inúmeros paradigmas quanto à troca de métodos tradicionais por soluções químicas. Porém, nosso centro de excelência de expertises tem sempre uma resposta e/ou soluções para satisfação de nossos clientes.

 

RA - Comente sobre o que a empresa tem feito para manter o reparador atualizado e treinado, como o centro de treinamento inaugurado há um ano no Senai Automobilística.

WM - A Henkel promove periodicamente treinamentos ao seu time de vendas e também aos profissionais dos parceiros, de forma que todos tenham conhecimento e detalhes das soluções para orientar os diferentes públicos em relação ao produto mais adequado, aplicação, benefícios e igualmente alertar sobre as possíveis consequências em caso de uso inadequado ou da escolha equivocada de um produto. Além disso, temos um Centro de Treinamento no SENAI-SP, no Ipiranga, onde centenas de alunos são capacitados por ano, com aulas teóricas e práticas para aplicação do portfólio completo da Henkel de soluções químicas para o mercado de reparação, manutenção e embelezamento automotivo. No Centro de Treinamento Henkel/SENAI também são ministrados cursos de curta duração para atualização dos profissionais de clientes e parceiros da Henkel, entre eles, as principais redes de concessionárias, funilarias e mecânicas.

 

RA - A Henkel também realiza treinamentos presenciais? Se sim, quantos treinamentos a empresa tem realizado e em quais regiões do País?

WM - A Henkel realiza treinamentos presenciais e alguns deles acontecem no Centro de Treinamento Henkel/Senai, que conta com uma estrutura completa para as partes teórica e prática. Neste ano, já realizamos vários treinamentos com foco em São Paulo devido à logística, e atingimos fisicamente mais de uma centena de pessoas.

 

RA - E quais as ações para estreitar o relacionamento com este público?

WM- A Henkel mantém um relacionamento próximo com seus parceiros e potenciais clientes. Nosso time de vendas realiza visitas em estabelecimentos que já temos parceria e também em lojas e oficinas que ainda não conhecem as nossas soluções e seus diferenciais em comparação a outras opções de mercado. Também oferecemos um canal aberto com nossa internet e ações com equipe do digital, que tem trabalhado excessivamente para disponibilizar meios digitais como agente facilitador.

 

RA -  O que o reparador pode esperar de lançamentos ainda neste ano?

WM - Neste ano, a Henkel lançou para o mercado automotivo o adesivo estrutural LOCTITE HY 4070 na Automec. O nosso time de Pesquisa e Desenvolvimento avalia novas soluções para lançar nos próximos anos. Lançamentos podem ser desde um novo produto, embalagem e, até mesmo, o formato de aplicação. A Henkel, além de atuar em soluções químicas, colabora com a forma de se aplicar alguns itens que necessariamente precisam de um equipamento aplicado, como o aplicador para o produto TEROSON PU 9092 destinado à reparação de para-brisas, além de vários outros para aplicações de selantes e adesivos estruturais.

 

RA - Ressalte também como é o processo de garantia dos produtos da Henkel.

WM - Garantia é algo amplo de se abordar, mas sempre respaldamos nossos clientes com relação ao prazo de validade e condições de armazenamentos, porque isso é crucial neste mercado de reparação automotiva onde não trabalhamos apenas a oferecer proteção às máquinas, mas principalmente a vidas humanas.

 

RA - Como foi esse primeiro semestre de 2019 para a empresa e quais as expectativas para o fechamento deste ano?

WM - 2019 tem sido um ano positivo para a Henkel e devemos alcançar a meta estabelecida para fechar o ano. Por questão estratégica, não abrimos dados, mas podemos dizer que alcançaremos nossas metas.

 

RA - Por fim, quais os próximos projetos e investimentos da Henkel para o reparador?

WM - A Henkel é uma empresa muito dinâmica e muitos projetos estão sendo trabalhados. Porém, por se tratar de um mercado muito competitivo, nós trabalhamos sempre com o intuito de surpreender nossos clientes. Sendo assim, certamente em breve teremos alguma novidade para ajudar o nosso cliente a ser melhor e mais eficiente no mercado de reparação automotiva.

 

 

 

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