Planejamento de equipe. A sua importância também no automobilismo

14/08/2019

Dicas do experiente piloto para otimizar o seu planejamento de equipe e conquistar melhores resultados na sua empresa

 

Há muito tempo que o automobilismo, particularmente as principais categorias, como a Fórmula 1, no mundo todo, e a Stock Car, nosso exemplo aqui no Brasil, são extremamente profissionais. Equipes e pilotos buscam atingir o máximo de resultados dentro das pistas, com vitórias e títulos, além, é claro, de juntamente com os patrocinadores realizar diversas ações ao longo do ano para otimizar ainda mais esse investimento, gerando visibilidade e reconhecimento para essas empresas. E muitas delas alcançam os resultados esperados.

 

O que muita gente até o momento não sabe é que assim como acontece em outros esportes de grande investimento, como o futebol, por exemplo, existe um lado do esporte pouco comentado: o planejamento. Devo admitir que até o início dos anos 90 muitas coisas ainda eram improvisadas, não existia o volume de informação que temos hoje. Agora, com o advento da internet, é muito mais simples você compilar uma informação de seus pilotos e discutir posteriormente com toda a equipe. 

 

Falo desde um banco de dados de todas as mudanças técnicas realizadas no carro nas provas anteriores, do desgaste dos pneus, do impacto que a temperatura ambiente tem no consumo, da performance de todos os pilotos nas corridas, da possibilidade de ter uma previsão de tempo com antecedência e precisão, do uso de um simulador para testar antes novas possibilidades de performance. Todas essas informações e números se não tratados de maneira organizada e planejada poderão atrapalhar mais do que ajudar.

 

Por isso, são realizadas reuniões semanais nas equipes para que sejam apontados os responsáveis para lidar com as mais diversas informações e como as mesmas deverão chegar à pessoa que tomará as decisões. Nesse caso, o engenheiro é responsável pelo lado técnico e também pela estratégia. A chance de acertarmos nas resoluções tomadas usando como base as mais variadas informações e estatísticas é muito maior do que se tivermos que tomar uma decisão apenas baseada na experiência e percepção do momento.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload