Aptiv destaca a evolução dos sistemas de segurança ativa

24/07/2019

 

 

 

No tempo de um piscar de olhos, plataforma toma decisões 34.000 vezes

mais rápido do que um ser humano.

 

A Aptiv, empresa de tecnologia global focada em soluções para o futuro da mobilidade, desenvolve constantemente novos sistemas de segurança ativa. A empresa foi pioneira, em 1999, quando integrou o primeiro radar em um veículo – um Jaguar – para criar o controle de cruzeiro adaptativo. Atualmente, oferece uma plataforma completa de sistemas de assistência que elevam a segurança de milhões de motoristas e passageiros em todo o mundo.

 

Incluindo equipamentos como frenagem de emergência autônoma, assistente de tráfego, alerta de ponto cego e assistente de faixa de rodagem, a plataforma de segurança ativa da Aptiv toma decisões 34.000 vezes mais rápido do que um ser humano, que ainda é passível de erros. As ações podem ser concluídas em meio segundo, mais rápido que um piscar de olhos. Por isso, a evolução da segurança veicular passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de tecnologias autônomas.

Empregando sensores, radares e câmeras, combinados com algoritmos que identificam potenciais riscos, os sistemas podem alertar o motorista ou até mesmo adotar uma medida corretiva automaticamente, sendo capazes de reagir adequadamente a qualquer situação que o veículo possa encontrar.

 

A frenagem de emergência autônoma, por exemplo, é tão eficaz que passou a ser um item obrigatório nos veículos comerciais com peso acima de 7.000 kg na União Europeia. Nos Estados Unidos, mais de 20 montadoras também concordaram em tornar o equipamento de série em todos os novos veículos produzidos até 2022. E esta é apenas uma das tecnologias oferecidas pela Aptiv.

 

Atualmente, a segurança veicular ativa está no nível 1 ou 2 de uma escala de automação até o nível 5, que representa o veículo 100% autônomo. A Aptiv possui uma parceria com a Lyft, empresa americana de transporte de carros compartilhados via aplicativo de smartphone, com 30 carros autônomos nível 4 rodando por Las Vegas, nos Estados Unidos. O projeto, lançado na CES 2018, já soma mais de 5.000 viagens.

 

Diante deste cenário, ainda há etapas para a indústria automotiva progredir em todo o mundo. Por isso, o avanço dos sistemas de assistência é fundamental no esforço para reduzir as fatalidades ao volante. Para obter mais informações sobre as diferentes tecnologias oferecidas pela Aptiv, acesse o site www.aptiv.com.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload