"Reparadores são clientes, não concorrentes das concessionárias"

15/03/2019

 

 Joaquim Pereira, diretor de Pós-Vendas da Ford América do Sul, fala das ações da Motorcraft e Omnicraft para os independentes 

 

Reparação Automotiva - Com as novas tendências do mercado e as inovações nos veículos, quais as principais novidades e tecnologias nos produtos da Motorcraft/Omnicraft?

Joaquim de Arruda Pereira: A evolução dos veículos é constante e as peças de reposição são parte importante desse avanço, pois garantem desempenho e segurança ao longo do tempo. Todas as peças de reposição das marcas Motorcraft e Omnicraft atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e tecnologia do mercado, incorporando os avanços de engenharia introduzidos nos produtos. Os aprimoramentos vão desde os materiais e design das peças às tecnologias de fabricação, com processos robustos de controle de qualidade.

 

RA - Discorra a respeito do posicionamento das marcas no aftermarket e quais as ações com o setor de reposição.

JP: A Ford atua com duas marcas de peças de reposição no mercado nacional: a Motorcraft, que tem cinco décadas de tradição no fornecimento de componentes para os veículos Ford, e a Omnicraft, que vem para suprir a demanda relacionada aos carros de outras montadoras. Ambas as marcas são complementares e não substitutas e nos permitem atender uma parcela considerável do parque circulante nacional, com amplo portfólio e respaldo de qualidade da montadora. Nos últimos seis anos, temos intensificado as ações de relacionamento e capacitação técnica com o setor de reparação, visando aumentar o acesso a informações técnicas dos nossos veículos fora do período de garantia e melhorar ainda mais a produtividade das oficinas independentes nos reparos dos carros Ford.

 

RA - Como a Motorcraft/Omnicraft enxerga o atual cenário no quesito oportunidades e desafios?

JP: Este ano é muito importante para nossas marcas, pois comemoramos 100 anos de produção no Brasil e teremos novidades em relação a lançamentos de produtos. Este é mais um marco inédito da Ford, que durante todo esse tempo esteve presente, acreditando na inovação e ajudando a impulsionar o progresso do País. Nosso objetivo é continuar focando na imagem da marca, na qualidade dos produtos Motorcraft e Omnicraft, na reparabilidade dos veículos e na satisfação do consumidor. Esperamos que o mercado continue na retomada de crescimento e supere todos os desafios.

 

RA - Comente sobre o que as marcas têm feito para manter o reparador atualizado e treinado.

JP: Um dos principais compromissos que as nossas marcas têm com o reparador é o aprimoramento da sua capacitação técnica. Prova disso é a renovação mensal do nosso acervo de informações técnicas no site Reparador Ford, que todo mês traz novas dicas a respeito dos veículos Ford com idade superior a três anos. Já são mais de 3.000 dicas disponíveis gratuitamente, além de vídeos técnicos com duração de 5 a 10 minutos, nos quais são tratados temas relevantes para o dia a dia das oficinas.

 

RA - A Motorcraft/Omnicraft também realiza treinamentos presenciais? Se sim, quanto as marcas têm realizado e em quais regiões do País?

JP: Sim, além de toda estratégia de capacitação virtual, as nossas marcas também priorizam a realização de palestras presenciais para o público reparador. Somente no ano passado, realizamos uma série de palestras sobre a tecnologia do motor EcoBoost em São Paulo, Goiânia e Ribeirão Preto, para mais de 500 reparadores. Para este ano, programamos várias ações nas concessionárias de todo o Brasil, com palestras e encontros de relacionamento para aproximar ainda mais as revendas das oficinas da sua região. 

 

RA - E quais as ações para estreitar o relacionamento com este público?

JP: Além dos encontros de relacionamento e palestras da Ford e das concessionárias, procuramos estar sempre próximos dos reparadores através do nosso site Reparador Ford (www.reparadorford.com.br), que todo mês traz novidades, promoções, informações técnicas e vídeos com dicas práticas de reparo, além de informações institucionais e sobre as linhas de produtos Motorcraft e Omnicraft. O reparador pode se cadastrar no boletim informativo do site para receber as novidades em primeira mão e estar sempre atualizado.

 

RA - Diante de tantas novidades, a Motorcraft/Omnicraft sempre tem buscado manter o reparador atualizado e treinado, prova disto é o espaço oferecido em seu site com dicas e vídeos para o profissional. Fale mais sobre a importância deste canal para o mecânico e os principais motivos que levaram as marcas a disponibilizar essa importante ferramenta de aprendizado.

JP: Esta é realmente uma de nossas prioridades no relacionamento com as oficinas. O nosso site hoje se transformou em um ambiente de muito conhecimento, pois já conta com uma biblioteca considerável de mais de 3.000 informações de 11 diferentes veículos e 11 sistemas veiculares, disponíveis gratuitamente para consulta dos reparadores no computador ou no celular. Mais recentemente, lançamos os vídeos técnicos Motorcraft, cujos trailers estão disponíveis no canal Reparador Ford no Youtube e as versões completas no site Reparador Ford, com acesso gratuito, bastando só se cadastrar. Para ser informado sempre que um vídeo novo estiver disponível, basta seguir o nosso canal no Youtube e ativar o sininho para receber as notificações em primeira mão.

 

RA - O que o reparador pode esperar de lançamentos da Motorcraft/Omnicraft ainda neste ano?

JP: Teremos novidades de produto em 2019, dentro da proposta de oferecer as melhores soluções para as oficinas, com qualidade e bom nível de competitividade. Outra grande novidade este ano é o lançamento de uma solução tecnológica que vai transformar a maneira como se compram peças no mercado nacional. Uma alternativa que vai desburocratizar o dia a dia delas e agregar eficiência, praticidade e economia para toda a cadeia de peças. Assim que pudermos dividir mais detalhes sobre essa novidade, avisaremos vocês.

 

RA - Ressalte também como é o processo de garantia dos produtos das marcas.

JP: A garantia é um diferencial importante das peças Motorcraft e Omnicraft, que reflete o cuidado com a qualidade. Dependendo da peça e da marca, a cobertura varia de três a 24 meses e, havendo necessidade de reposição, todo o processo é feito por meio das concessionárias.

RA - Como foram esses primeiros meses de 2019 para a Motorcraft/Omnicraft e quais os próximos projetos e investimentos das marcas para o mecânico?

JP: Este início de ano tem sido muito importante para a implementação de melhorias, novos processos e projetos, consolidando o trabalho que temos desenvolvido com foco nos reparadores e, no final da linha, se traduz em satisfação dos clientes. Em breve, teremos novidades importantes para comunicar ao mercado e quem estiver conectado ao site Reparador Ford vai conhecer as inovações assim que elas forem lançadas. 

 

RA - Faça suas considerações finais...

JP: Primeiramente, agradeço à revista Reparação Automotiva pela oportunidade de falar sobre as ações das marcas Motorcraft e Omnicraft para esse segmento tão importante, que são os reparadores independentes. Gostaria também de ressaltar que o reparador tem um papel muito importante na cadeia de peças e que, cada vez mais, as montadoras se conscientizam de que os reparadores são clientes, não concorrentes das concessionárias. Nós, como Motorcraft e Omnicraft, temos trabalhado com muito foco em soluções para agregar valor e facilitar o dia a dia do reparador na experiência de compra e instalação de peças e gestão de inventário, trazendo mais produtividade e rentabilidade.

 

 

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