Principais causas que provocam o desgaste prematuro das juntas homocinéticas

26/02/2019

 

Dar trancos nas arrancadas, colocar excesso de carga no carro e deixar as rodas desalinhadas são situações que levam à quebra da junta homocinética.

 

Peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante, sem variações e vibrações, as juntas homocinéticas, compostas, pela própria junta, coifa protetora, abraçadeiras metálicas e graxa, devem estar em boas condições de uso para evitar transtornos ao motorista. “Se a junta homocinética quebrar, o veículo simplesmente não sai do lugar”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 

Silva explica que alguns fatores podem contribuir para o desgaste prematuro das jutas homocinéticas, por isso, é importante ficar atento e evitar trancos nas arrancadas, excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas.

 

Para evitar contratempos ao motorista e ocupantes do veículo, a recomendação é fazer inspeções periódicas nas juntas homocinéticas, principalmente da coifa protetora. Caso haja algum rasgo ou rachadura na coifa, pode ocorrer contaminação na graxa, deixando-a espumosa ou leitosa devido à agua ou áspera quando contaminada por resíduos”, comenta. As condições de fixação e selagem de abraçadeiras também devem ser observadas.

 

Caso haja a necessidade da troca das juntas homocinéticas, é fundamental se atentar para a qualidade dos componentes. Silva esclarece que a coifa protetora da Nakata é produzida com NBR, matéria-prima que deixa a borracha mais resistente, proporcionando maior vida útil ao produto. Além disso, as abraçadeiras são fabricadas em aço carbono, conferindo maior segurança contra vazamentos, e os anéis de vedação são resistentes, garantindo, assim, melhor vedação entre a coifa e a junta homocinética.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

COMO SE PROTEGER COM A ECONOMIA EM VÁRIOS CENÁRIOS

26/03/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload