Objetivos e Metas para sua empresa

18/02/2019

 

Na edição passada, comentei sobre a importância de o “Dono” da Oficina pensar como empresário e tomar a maior parte das suas decisões baseadas no Planejamento da empresa. Então, você fez o Planejamento 2019 para sua empresa? Determinou os objetivos e metas que deseja alcançar? Já apresentou para sua equipe? 

 

Para empresas que já trabalham com Planejamento, isso é uma rotina em todos os anos e a equipe entende a importância desta ação; e para as que estão iniciando seu primeiro Planejamento estruturado, terão alguns desafios que devem ser superados, afinal a principal função do planejamento é alinhar seus colaboradores aos objetivos da empresa, para trabalharem de forma eficiente promovendo o seu crescimento e, consequentemente, mais oportunidades para a equipe.

 

 

Diicas importantes:

 

1. Determine seus principais objetivos e metas para o ano e formalize em um documento por escrito, Primeiro o Objetivo, aonde quer chegar ou algo que você quer especificamente, como por exemplo aumentar o Faturamento. Após definir o Objetivo, descreva a Meta, que na prática é o quanto você quer aumentar e até quando chegar, por exemplo Aumentar o Faturamento médio em 15% até dezembro de 2019, depois finalize descrevendo quais serão as estratégias que você usará para realizar o objetivo e alcançar a meta. Atenção: sempre que for determinar uma meta deve-se avaliar se é real, se o mercado tem potencial de absorver e se sua empresa tem capacidade produtiva e estratégias para alcançá-la.

 

2. Após definir objetivos, metas e estratégias apresente-os para cada setor ou pessoa que estará envolvida direta ou indiretamente.

 

3. Monitoramento; tão importante quanto ter metas é monitorar constantemente. Essa ação dará foco e tempo para ajustar estratégias quando o resultado não estiver chegando. 

 

4. Reuniões estratégicas; com o monitoramento das metas, você terá informações importantes que devem ser trabalhadas com sua equipe, então determine a periodicidade que você irá apresentar e mantenha o foco na busca dos resultados.

 

5. Treine as pessoas; quando definimos as metas e as estratégias, isso é muito claro para quem está Planejando, porém, para os demais membros da equipe, talvez seja complexo visualizar o cenário futuro ou até mesmo as estratégias que você está apresentando, então, quando determinar uma meta, lembre-se que se as pessoas que estão envolvidas não entenderem, será mais difícil alcançar, nesse caso, faça uma boa venda, detalhe o máximo possível, faça compreender, além dos números, o que representa esta meta para a empresa. 

 

6. Envolva sua equipe no planejamento; sempre que possível e houver a maturidade dos colaboradores, importante contar com ela, utilizar o chamado “capital intelectual” da sua empresa, pois muitas ideias maravilhosas podem surgir e se transformar em estratégias para o alcance das metas.

 

Para realizar um Planejamento eficiente, é preciso muita reflexão, análise de informações e paciência, não tenha pressa em terminar, afinal você estará definindo o caminho que será seguido durante o ano, e que irá orientá-lo nas tomadas de decisões. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Gestão de fornecedores. Saiba o porquê é valiosa para a sua empresa

18/10/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload