Monroe oferece tecnologias para amortecedores inteligentes

12/02/2019

 

 

 

 

 

 

 Da suspensão passiva à ativa, a empresa desenvolve constantemente novos sistemas de amortecimento inteligente

 

A Monroe, empresa líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, possui modelos para todas as aplicações e necessidades, fornecendo componentes originais para as montadoras e para o mercado de reposição. A companhia investe em tecnologia de ponta e desenvolve constantemente novos sistemas inteligentes, presentes em diversos modelos de automóveis em todo o mundo.

 

A tendência para o futuro são os amortecedores que armazenam energia, com foco na eficiência e na sustentabilidade. Esse método permitirá aproveitar a energia gerada pelos movimentos de compressão e extensão para recarregar uma bateria. Enquanto essa tecnologia ainda está em estudo, conheça as soluções que a Monroe já disponibiliza globalmente.

 

O sistema mais moderno disponível no mercado é a suspensão ativa, em que a movimentação vertical das rodas é determinada por sensores que coletam dados da via e do veículo e indicam os movimentos a serem feitos pela suspensão. Dessa forma, os movimentos não dependem unicamente das condições da via, sendo ajustados automaticamente para reduzir o balanço da carroceria e aumentar o conforto.

 

A Tenneco possui sete tecnologias de amortecedores para sistemas ativos. Um deles é o DRiV™, lançado em 2017 e com grande abrangência de aplicações, especialmente no segmento de veículos leves. Essa tecnologia utiliza 16 níveis de amortecimento e oferece redução no movimento de carroceria e de “mergulho” em frenagens, principalmente quando o veículo está carregado. Os benefícios incluem maior conforto, controle e performance.

 

Já o Dual Mode é direcionado para modelos compactos, unindo conforto e um rodar mais esportivo ao toque de um botão. Uma unidade de controle altera eletronicamente entre os modos suave e firme, solução que atende condições de tráfego diário ou quando o motorista deseja maior desempenho.

 

A terceira tecnologia disponível é a CVSAe (Continuously Variable Semi-Active Suspension), que identifica continuamente as condições da estrada e de condução, ajustando os amortecedores de forma independente em tempo real, a cada 10 milissegundos. A vantagem é um sistema que se adapta perfeitamente às necessidades do condutor. Esse modelo está disponível em mais de 40 modelos, incluindo o Volvo XC40 e o Jaguar E-PACE. Há ainda o CVSAi, que possui uma válvula hidráulica ativa em um pistão interno, permitindo redução de peso e melhora nos níveis de vibração e ruído.

 

O CVSA2 é a última geração em suspensão com amortecedores semiativos. Cada peça traz duas válvulas hidráulicas, controlando as compressões e extensões de forma independente. Isso garante maior flexibilização entre os níveis mínimo e máximo de amortecimento, além de maior controle e estabilidade. Desenvolvido inicialmente para carros esportivos de alta performance, o CVSA2 foi adaptado para uso em SUVs. Essa tecnologia equipa, entre outros modelos, o Mercedes-AMG G 63.

 

A lista de inovações da Monroe conta ainda com o CVSA2/Kinetic®, suspensão que possui menor consumo de energia. Sua última geração foi apresentada ao mercado em junho de 2018. Esse modelo dispensa as barras estabilizadoras, reduzindo o peso do veículo ao mesmo tempo em que entrega desempenho superior. Seu ajuste direcionado para dirigibilidade e tração é ideal para aplicações em SUVs e modelos fora de estrada ou carros esportivos.  Por fim, há o ACOCAR™, sistema totalmente ativo que permite maior controle do movimento da carroceria e das rodas, com alto desempenho na dirigibilidade. Sua construção em alumínio resulta em uma peça de baixo peso, contribuindo para a diminuição do consumo de combustível.

 

Existe ainda a suspensão passiva, a mais comum, em que o movimento das rodas é influenciado diretamente pela superfície da via. Entre os diversos modelos oferecidos pela Monroe, destaque para o amortecedor pressurizado OESPECTRUM®, à venda no mercado brasileiro. Uma Válvula de Controle de Impacto (ICV) proporciona melhor controle em todas as condições de dirigibilidade e um pistão de Controle de Baixa Velocidade (LST) isola os ruídos dos impactos, vibrações e asperezas do solo.

 

O amplo portfólio da Monroe inclui também produtos para veículos pesados. A empresa fornece, por exemplo, amortecedores para o assento do motorista e para a cabine, focados em aumentar o conforto e reduzir a fadiga do condutor. Os modelos para cabine são projetados e desenvolvidos para garantir o melhor conforto para os motoristas. O Monro-Magnum 65®, por exemplo, também disponível no País, garante maior proteção para a carga, diminui desgastes prematuros dos componentes da suspensão, melhora a estabilidade e proporciona aderência total dos pneus à estrada.

 

Mais informações sobre os produtos Monroe podem ser consultadas por meio do serviço de relacionamento com o cliente no telefone 0800-166-004 ou através do site www.monroe.com.br.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

COMO SE PROTEGER COM A ECONOMIA EM VÁRIOS CENÁRIOS

26/03/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload