Comece o ano com o Pé Direito!

21/01/2019

 

Então, 2019 já chegou e é hora de recomeçar com força total, mais entusiasmo, renovar os sonhos, os objetivos e trabalhar para um futuro melhor. Para sermos eficientes neste novo ano, precisamos iniciar com o “pé direito”, além do otimismo, devemos fazer um bom planejamento.

 

O ano de 2018 foi desafiador para muitos empresários da reparação automotiva, um ano que exigiu muito mais do que capacidade técnica da equipe, foi preciso trabalhar estratégias de gestão para conseguir extrair o melhor resultado de um mercado inseguro e sem muitas expectativas, além de lutar com uma concorrência despreparada e afobada, tentando conquistar clientes com a bandeira de melhor preço, para poder pagar suas contas e sair do cheque especial no banco. Se você sobreviveu a esse mercado, mesmo que com “alguns arranhões”, parabéns, pois para alguns foi o fim de um sonho de ser empresário e amargam um início de ano repensando o que irão fazer de sua vida profissional.

 

Para 2019, faça o dever de casa bem feito. Você é empresário! Então haja como tal, tire o uniforme de técnico e vista o de empresário, pois será necessário pensar como tal,  gostando ou não. Costumo dizer em minhas consultorias e palestras que o empresário da reparação automotiva não tem que gostar de gestão e sim conhecer e praticar, as decisões mais importantes da sua oficina são de sua responsabilidade, por isso não delegue para seus funcionários, uma vez que se sua empresa falir, você irá perder seu sonho e seus funcionários irão apenas perder o emprego.

 

Todo empresário sabe, ou pelo menos deveria saber, a importância de um bom planejamento. Sua empresa, assim como um motor de um automóvel, pode melhorar a eficiência de desempenho, mas precisa de alguns ajustes.

 

Seguem algumas dicas:

- Inicie o ano avaliando e mantendo o que foi positivo em 2018, elimine o que lhe causou prejuízo, stress e impediu o crescimento de sua empresa, ou pelo menos defina datas para essas mudanças. Falamos de processos internos, funcionários, serviços, parcerias, comportamentos e atitudes de toda a sua equipe, incluindo você.

 

- Faça análise do custo de sua empresa, se você já tem, apenas revise, atualize as informações para este novo cenário prevendo investimento, caso seja necessário.

 

- Faça simulações de cenários projetando faturamentos e custos para avaliar o quanto sobrará de lucro em cada situação, depois escolha o cenário desejado e apresente para sua equipe os objetivos e metas, e o que deverá ser feito para alcançá-los. 

 

 

- Planejamento do fluxo de caixa, faça previsões de pagamentos mensais de acordo com o seu custo e pagamentos a fornecedores de peças e recebimento das vendas para avaliar como projeta o caixa mensalmente, se fecha positivo ou negativo, caso feche negativo, repense seu crediário com seus clientes e/ou renegocie com seus fornecedores melhores prazos.

 

Formalize tudo o que você planejou e que será objetivo para 2019, defina datas para realizar cada ação, responsável pela ação e todos os meses avalie a eficiência de realização. Não se preocupe em estruturar o planejamento perfeito, apenas iniciei mesmo que em um pedaço de papel sem conceitos de administração, apenas inicie, pois o melhor planejamento é aquele que funciona.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload