Acessórios seguros ajudam a garantir uma viagem tranquila durante as férias

18/01/2019

 

 

Itens como protetor de cárter, engate e suporte para bikes devem passar por uma revisão cuidadosa antes de pegar a estrada

 

Com a aproximação de mais um feriado prolongado, chega a vez do motorista consciente levar seu carro a um auto center e pedir aquela revisão caprichada, com direito a checagem dos pneus, luzes das setas e faróis, do nível de óleo e do fluido de freio antes de pegar a estrada.

 

Porém, o que muitos proprietários de veículos, por mais cuidados que sejam, acabam se esquecendo é de verificar a integridade dos acessórios automotivos, que sofrem desgaste natural pelo tempo de uso e, também, por ficarem expostos ao sol, vento e chuva.

 

O suporte de bike, por exemplo, é um item muito usado neste período do ano em que o roteiro principal é o litoral. Além da instalação correta do acessório, o dono do veículo precisa sempre optar por um suporte que resista à quantidade de bicicletas transportadas e também instalar o modelo correto para o seu carro.

 

“Os suportes que vão no teto do carro são mais recomendados pela resistência e praticidade e o custo baixo. Trouxemos para o mercado brasileiro os modelos da Reese, tradicionais nos EUA, com preços bem acessíveis, nas cores prata e preta, que vem com sistema antifurto”, explica Helen Kelzi, analista de Marketing da Horizon Global Brasil, fabricante de acessórios automotivos. Ainda segundo ela, a Reese também tem suportes de bike que são presos no porta-malas, porém dá um aviso aos motoristas: “para alguns tipos de veículos, este tipo de suporte pode encobrir a placa, por isso, é necessário instalar a terceira placa para evitar multa e pontuação na CNH”, frisa.

 

Para as famílias que usam carretinha os cuidados devem ser ainda maiores. O engate instalado no carro precisa estar em boas condições e, prioritariamente, ser de qualidade para que não haja nenhum acidente grave durante a tração. “Existe uma prática ilegal no mercado brasileiro de usar engates não certificados pelo Inmetro, sem procedência de qualidade. Muitos fabricantes têm evitado os testes para certificação no órgão devido aos altos custos, colocando em risco à vida das pessoas. No site do Inmetro é possível verificar se o engate que está instalado no seu veículo é certificado junto ao órgão”, ressalta Emanuella Santos, gerente Comercial e de Marketing da Horizon Global Brasil, fabricante dos engates da DHF e Engetran.

 

A empresa recentemente lançou uma campanha chamada Engate Legal para alertar os motoristas sobre essa prática ilegal. No site www.engatelegal.com.br é possível verificar se o engate que está no seu veículo é certificado pelo Inmetro e também tirar todas as dúvidas sobre tracionamento e o uso do acessório.

 

Protegendo o cárter do seu carro

Deixar o cárter exposto é sempre um risco que deve ser evitado, principalmente pelo baixo custo do protetor. “O acessório é fundamental para proteger o reservatório de óleo do motor, que pode ficar exposto a danos causados por pedras e buracos, danificando o veículo e prejudicando o passeio”, alerta Tatiana Oliveira, coordenadora de Atendimento ao Cliente da marca DHF.

Já quem instalou no veículo é sempre bom pedir para o item ser incluso na vistoria do automóvel. “No caso da DHF, por exemplo, mesmo fabricados em aço carbono, nas espessuras que variam de 1,00mm a 2,00mm, a durabilidade varia de acordo com o uso e os cuidados com o veículo. Por isso, é importante incluir sempre no item de série na revisão mecânica”, finaliza Tatiana.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Novembro da Revista Reparação Automotiva.

18/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload