Procedimento para verificação do nível e substituição do fluido ATF das transmissões 09G de seis velocidades, utilizadas nas linhas VW/AUDI atualmente

18/12/2018

 

 

 

 

 

Devido ao fato de o fluido ATF se expandir quando aquecido, a verificação do nível de fluido ATF destas transmissões deve ser efetuada quando a transmissão estiver a uma temperatura entre 35ºC e 45ºC. Pode-se utilizar um scanner ou o termômetro infravermelho apontado para o cárter para se certificar desta temperatura.

 

A figura 1 mostra a configuração interna do cárter destas transmissões, que possuem um tubo de verificação de nível para este fim.

 

Nesta faixa, deve-se erguer o veículo e remover o tampão Allen 5 mm localizado na parte inferior do cárter, conforme mostra a figura 2.

 

O fluido começará a escorrer por este tubo de verificação. Caso se deseje drenar todo o cárter, remove-se o tubo com a mesma chave Allen 5 mm.

 

O técnico deverá substituir os anéis de vedação do tampão de enchimento e do tampão do tubo de verificação sempre que se verificar o nível ou drenar o fluido ATF.

 

Para a verificação correta do nível de fluido, faça o seguinte:

⎫ Estacione o veículo em um piso nivelado.

⎫ Conecte o scanner ao veículo.

⎫  Dê partida no motor e certifique-se que o veículo (transmissão) esteja frio, abaixo de 35ºC.

⎫   Remova o tampão do tubo de verificação de nível (Allen 5 mm).

⎫ Visualize a temperatura do fluido à medida que a transmissão aquece.

⎫ O ATF deverá escorrer pelo tubo de verificação assim que a temperatura da transmissão atingir 35ºC.

⎫  Se o fluido não começar a escorrer do tampão do tubo de verificação, adicione fluido à transmissão até que ele comece a escorrer.

 

Outras transmissões necessitam de método similar para enchimento e verificação do nível de fluido, portanto alguns técnicos têm desenvolvido técnicas próprias de abastecimento através de alguma abertura na carcaça da transmissão.

 

O ponto essencial para o correto procedimento de verificação e abastecimento de fluido nesta transmissão é a observância da faixa de temperatura correta do fluido ATF neste passo.

 

 

NOTA: um local fácil para abastecer a transmissão, caso ela não possua tubo de enchimento, é soltar o parafuso de fixação do conector elétrico dos solenoides (conector menor) conforme mostram as figuras 3 e 4, e afastar ligeiramente o mesmo, colocando a ponta da mangueira de abastecimento nesta abertura. Antes deste procedimento, não se esqueça de limpar bem a área em volta do conector, evitando a entrada de impurezas na transmissão.

 

 

 

 

 

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