FALHA MISTERIOSA NO FREIO ABS

18/12/2018

 

Prisma apresentava código de erro circuito do sensor de velocidade da roda dianteira esquerda

 

A revista Reparação Automotiva traz para a seção Freios deste mês o reparador Bruno Neves Francisco, da Oficina Juca Bala Racing, do paulistano bairro da Freguesia do Ó, já nossa parceira, que desta feita nos conta nesta edição sobre uma falha misteriosa no sistema ABS. 

 

“Esse veículo chegou à nossa oficina com o cliente reclamando que, em frenagens leves, ele acionava o ABS e, de vez em quando, acendia a luz de avaria do ABS. Como de praxe, saímos para o teste de rodagem com o cliente e, realmente, ao pisar levemente no freio, ele aciona a bomba do ABS e a luz de avaria fica acesa no painel”, diz. 

 

Bruno relata que, após o teste de rodagem, “constatamos com scanner um código de erro circuito do sensor de velocidade da roda dianteira esquerda. Com isso, pegamos a referência dos 4 sensores e das 4 rodas. O sensor da roda dianteira esquerda tem uma pequena diferença e o próximo passo é a desmontagem”. 

 

Procedimento

 

Removendo a roda do veículo, pudemos enxergar um erro grave aqui: foi feita a troca de pastilha utilizando o disco antigo. E também foi feita a troca do sensor do ABS, porém, estes serviços foram feitos em outra oficina.

 

 

 

Iniciamos a desmontagem e a nossa intenção agora é chegar até o rolamento do ABS. Como vocês podem ver, já sacamos o rolamento e uma das principais causas, que prejudica a leitura do sensor, é o excesso de sujeira, que está na superfície do imã.

 

Outro problema que pode prejudicar essa leitura é a pista interna dele que está com defeito. Por isso que prejudica a leitura do sensor. É onde acende a luz do painel ou acaba acionando o ABS numa frenagem leve. 

 

Importante deixarmos uma dica aos companheiros de profissão, em relação à montagem do rolamento novo, porque ele tem lado e o lado correto de fazer a montagem é o lado do imã virado para o lado do sensor. Essa é a maneira certa. 

 

Vale frisar, sem querer ser repetitivo, que se você montar o rolamento novo do lado contrário o sensor não vai conseguir fazer a leitura correta e acabará perdendo a peça. Então, portanto, atenção redobrada.

 

E, agora, com o rolamento novo, faremos novamente o teste de rodagem para ver se tudo ocorreu certo. 

Ao pisar no freio levemente, o ABS não aciona igual estava antes e a luz no painel também não fica acesa direto. 

 

Esperamos que vocês tenham gostado da nossa dica e para mais conteúdo ou se quiserem nos acompanhar no cotidiano, é só nos seguir nas redes sociais como Juca Bala Racing tanto no Facebook quanto no Instagram.

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