IQA faz ensaios em líquido de arrefecimento

07/12/2018

 

Instituto da Qualidade Automotiva possui laboratório de análises químicas, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a 100 km de São Paulo

 

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) faz uma série de ensaios em produtos automotivos, conforme especificações definidas em normas técnicas nacionais e internacionais. O trabalho é realizado em laboratório próprio, localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba. 

Um exemplo de produto é o líquido de arrefecimento para veículos. Desenvolvido para auxiliar na refrigeração dos motores, o produto também desempenha importante papel na lubrificação do sistema de arrefecimento. “Essa solução propicia proteção adequada contra fervura, congelamento, corrosão e vaporização conforme sua especificação de uso”, diz Roberta Morette, coordenadora técnica do IQA. 

O laboratório do IQA realiza ensaios neste produto, analisando densidade relativa, teor de água, corrosão, ponto de congelamento, reserva alcalina, determinação de ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo, teor de cinzas e ponto de fulgor. “Todos os ensaios são importantes para garantir as características funcionais do produto”, aponta.

Laboratório – Acreditado desde 2016 pela CGCRE do Inmetro, o laboratório possui equipamentos de última geração para realizar ensaios acreditados para líquido de freios e ARLA 32.

Interessados em obter mais informações sobre produtos automotivos ensaiados podem contatar o IQA por meio do telefone (11) 5091-4545 ou do e-mail negocios@iqa.org.br.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload