Citroën C3 com erro Cód. P0341

27/11/2018

 Defeito muito comum relacionado ao sensor de fase, COMPONENTE que não existe no modelo 2008

 

Mais uma vez o reparador Ricardo Chiarato, da DR Auto Mecânica, localizada no bairro da Vila Alpina, zona leste da cidade de São Paulo, nos relata um caso deveras interessante. “Hoje, vamos falar sobre um código de defeito que acusa no C3 de uma peça que, na verdade, não existe nesse carro”, diz.  Mas como assim?

 

“Nós estamos aqui com um Citroën C3 com um defeito muito comum que é o P0341. Esse código é relacionado ao sensor de fase. Só que neste veículo o sensor de fase não existe! Se ele não tem o sensor de fase no eixo do comando, então, como ele sabe onde está o primeiro cilindro?”, pergunta o reparador.

Ele vai usar a referência da bobina, do bico, das velas e até da regulagem de válvula. Então, se o carro estiver falhando no cilindro, ele já vai perder essa sequência e não vai saber qual é o primeiro cilindro. A função do sensor de fase é saber onde está o primeiro cilindro para dar sequência no veículo, na bobina e dos bicos para fazer uma injeção sequencial. 

 

“Quando a luz da injeção acende neste carro, muitas vezes, pode ser um defeito da vela, de regulagem de válvula ou problema de sincronismo da correia dentada. Se o veículo estiver fora de sincronismo, ele perde essa referência. Então, precisamos descobrir se o defeito é a bobina, o bico que está injetando pouco ou além”, finaliza Ricardo. 

 

Procedimento

O primeiro procedimento que faremos é tirar os bicos e as velas. Vamos fazer o teste dos bicos, colocar na máquina, fazer uma limpeza, trocar todos os jogos de reparo. Estas borrachinhas que vocês estão vendo aqui, se elas estiverem ruins e entrar ar, pode causar falha no cilindro. 

 

O jogo de velas está muito gasto e precisamos fazer a troca desse jogo de vela que já ultrapassou a quilometragem. Também faremos uma regulagem de válvulas, vamos testar se as válvulas estão presas ou soltas. E observar se a correia dentada está na posição correta e se não pulou nenhum dente ou alguém colocou a correia dentada de forma errada. 

Continuando, tiramos o jogo de velas aqui do carro, juntamente com os bicos, observamos que a vela está muito gasta, já passou da quilometragem de ser substituída e não fizeram manutenção preventiva aqui. Sempre aconselhamos trocar as velas com a quilometragem certa do veículo. 

 

Outra coisa, observar se os bicos não estão com os anéis de vedação gastos, se eles tiverem gastos, precisamos fazer a troca. Provavelmente, a cada 30 ou 40 mil quilômetros é necessário realizar a troca dos vedadores dos bicos. Vamos colocar na cuba ultrassônica para fazer a limpeza e depois vamos olhar aqui para ver se o bico está equalizado. 

 

Após tirarmos os bicos injetores, a primeira coisa a ser feita é observar os anéis de vedação, que nesse caso aqui estão bem gastos e ressecados. Sempre os cortamos que é para quando for tirar não quebrar essa parte de plástico do bico. Quando vamos instalar o novo anel de vedação, o anel tá macio e a borracha tá mole para entrar mais facilmente aí. 

Então, verificamos que a correia dentada está em perfeito sincronismo. Fizemos a regulagem de válvulas, testamos os bicos, velas novas, sincronismo e o defeito persistiu. Continua acusando a mesma coisa, o código P0341. Só nos sobrou, agora, a bobina para fazer a troca. Nós tiramos a bobina e vamos substituí-la por uma nova. Se não for a bobina, só nos resta o módulo. 

Ainda continuando o procedimento, fizemos a substituição da bobina, estamos passando o scanner novamente aqui e agora não há mais nenhum código de falha. Como havia falado para vocês, nesse carro não há sensor de fase, quem faz a função do sensor de fase é a própria bobina. 

E é por isso que precisamos deixar a injeção eletrônica funcionando perfeitamente com velas, correia dentada, tudo isso para garantir que o sinal enviado pela bobina seja perfeito e o módulo faça o cálculo, envie o sinal correto para saber onde está o primeiro cilindro. E com isso a injeção eletrônica funciona perfeitamente.

Pessoal, espero sinceramente que vocês tenham gostado de mais essa dica. Nós aqui da DR Auto Mecânica temos um canal no Youtube, que é canal DR Auto Mecânica, onde pode encontrar ainda mais informação para o seu dia a dia. Acesse e confira nossos vídeos. Até o próximo encontro! 

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