Análise da Rede CAN Bus, protocolos de comunicação serial síncrono

08/11/2018

  

Na matéria passada falamos sobre Relés Eletromecânicos (ed. 119 – agosto/2018) e este mês, dentro de circuitos elétricos, trataremos de análise da Rede CAN BUS, o sistema de comunicação entre módulos de gerenciamento eletrônico dos veículos atuais.

 

Na década de 90, começaram a chegar ao Brasil veículos dotados de injeção eletrônica, não mais como importados, mas montados no País. O primeiro deles o Gol GTI, logo na sequência vieram Kadett GSI, UNO 1.6 MPI e Santana Executivo, dando início ao que chamamos de eletrônica embarcada. 

 

Na mesma velocidade houve acréscimo de mais módulos eletrônicos de comandos, como Freios ABS, AirBags, Câmbios Automatizados, Sistema de Climatização e Controle de Tração e Estabilidade. 

 O Sistema de Rede Can faz, como poderíamos dizer, um diálogo entre os módulos, em que um sistema informa seu estado de funcionamento a outro que, baseado nesta comunicação, adotará a estratégia mais adequada para condução do veículo em segurança.

 

Mas o que queremos tratar é sobre a manutenção e diagnose deste referido sistema.

Primeiro é preciso ter em mãos uma Biblioteca Técnica com diagramas elétricos referentes ao modelo do veículo, um Scanner Atualizado, Osciloscópio e Multímetro.

 

Apresento uma situação de reparo em um Sistema de Climatização de um veículo Amarok 2013, onde após uma pane elétrica no circuito elétrico a mesma veio a danificar a Rede CAN do Ar-Condicionado.

 

O Sistema de Climatização do veículo parou por completo após a pane elétrica e gerava códigos de defeitos relacionados à Rede de Comunicação de Dados.

Todos estes sistemas são controlados pelo Módulo de Rede de Bordo, também conhecido como BCM, BSI, BC, etc.

Para esta manutenção, utilizei a Biblioteca técnica SIMPLO PLUS, para verificação de possíveis curtos no circuito elétrico, conhecido como chicote elétrico.

 Um Scanner com Osciloscópio de 3 Canais da Raven, o RAVEN 3 Scope.

O Defeito

No veículo não funcionava o Sistema de Ar-Condicionado, que neste modelo é o CLIMATIC.

Verificamos com Scanner Raven 3 que o sistema apresentava falha de comunicação da REDE CAN entre os Módulos de Gerenciamento do veículo.

 

Na sequência, utilizamos a Função Osciloscópio e foi possível identificar que havia uma interferência na Rede CAN BAIXA (LOW).

Para verificar a falha que apresentava no Circuito elétrico, foi necessário desmontar o painel tabelier do veículo.

 Os testes, após desmontar o painel, seguem com a análise de continuidade do circuito e checagem de curto da massa ao positivo nos pontos de comunicação da Rede CAN.

E depois de verificar e reparar o Circuito Elétrico, é necessário realizar o diagnóstico de REDE, simulando com dispositivos resistores e cumprindo a Lei de Ohms, pois a Rede CAN trabalha com resistores ligados em paralelo. Dentro de cada unidade de gerenciamento eletrônico existe um resistor de 120 ohms, que pela Associação de Resistores em Circuito Paralelo temos:

 

R = R1 x R2 / R1+R2, sendo assim colocamos os dispositivos resistores de 120 ohms nos pontos de cada módulo de Gerenciamento Eletrônico do Veículo e os mesmos devem apresentar uma resistência perto de 60 Ohms.

 

Dispositivo instalado no Circuito do Módulo de Gerenciamento do Motor.

Dispositivo instalado no Circuito da Chave Multi Funções (Chave de Setas).

Dispositivo instalado no Circuito do Módulo do ABS e ESP.

Dispositivo instalado no Circuito do Módulo do AIRBAG.

 

Após análise completa do sistema e reparo do Circuito Elétrico da Rede Can, foi necessário substituir o Módulo de Controle do Ar-Condicionado CLIMATIC.

Após a montagem é feita uma nova verificação com Osciloscópio... e veja como fica o Sinal da Rede CAN em funcionamento normal.

Mantenha seu equipamento de diagnóstico e sua Biblioteca Técnica atualizados, pois os veículos atuais cada vez mais estão com tecnologias avançadas e o reparador precisa estar preparado para atendê-las.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Rede DPaschoal. Atendendo com produtos e serviços de qualidade

22/11/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload