Programação via computador, de bicos injetores da Toyota Hilux 3.0 Diesel

18/10/2018

 

 

Mais uma vez o empresário da reparação, Nilson Patrone, proprietário da oficina Power Class, localizada em São Bernardo do Campo (SP), ocupa este espaço para trazer informações relevantes para os profissionais do setor. Desta feita, sobre a troca dos bicos injetores da Hilux 3.0 Diesel, onde os mesmos devem ser programados via computador. Ele tem o número de ID e muita gente troca apenas o bico e não faz o procedimento correto.   

 

Procedimento

Este carro teve um problema em Brasília (DF): o cliente conta que fez abastecimento, que tentou arrumar esse veículo lá, alguns mecânicos mexeram e chegaram até a trocar a central de injeção eletrônica. Mas ora funcionava, ora não... daí ele veio direto para cá. O carro chegou para nós de guincho com falta de pressão de bomba injetora e bomba de alta. Na verdade, encontramos diversos defeitos: um deles era o bico injetor que não foi programado devidamente na central nova que colocaram. Já peguei, pelo menos, três veículos desses aqui: que quando você vai bater no computador e dar uma olhada, está programado outro bico injetor na central, justamente por se tratar de um bico bem problemático. 

 

Passo1: Tiramos o combustível do copo, onde vai o filtro. Não é preciso teste para ver que o combustível está com problema.

 

Passo 2: Trocamos as bombas injetora e de alta pressão. A bomba injetora vai lá atrás, na parte da correia dentada, entra por trás e aí você tem que desmontar toda a parte da correia dentada onde vai uma polia. 

E um defeito crônico do bico injetor, que já troquei muito e costuma travar aberto, pode até causar calço hidráulico e furar o bloco. 

 

 

Eu já peguei algumas, os sintomas são: fumaça e o motor castanha (ele bate bastante) e às vezes confunde até mesmo com um defeito de motor. E você não consegue nem mesmo entrar com uma câmera lá porque é tão fininho. Eu tenho uma câmera aqui para uma endoscopia, um vídeo endoscopia e não consigo nem entrar para saber se furou o pistão ou não. Então, é assim: basicamente, tem que se trocar para poder definir se é só o bico injetor ou não. Às vezes, você consegue puxar para cima e ver se ele está vazando ou não... dá pra ver esse tipo de teste. Para se ter uma ideia, existem algumas máquinas por aí, de limpeza de bico, que fazem esse procedimento de teste. 

 

Passo 3: Eu quero apresentar o procedimento de bicos injetores para a central de injeção eletrônica. Vamos lá que mostraremos para vocês! Nesse momento, começaremos o processo de desmontagem do carro para poder apresentar o IP do bico para central. 

 O Léo, colaborador da oficina, vai desmontar a parte do intercooler para que possamos mostrar para vocês.  

 

Passo 4: Agora, para se ter uma ideia, vamos ligar o equipamento de injeção lá na porta OBD2 do carro, que está localizada embaixo do painel. 

 

O procedimento é feito com os bicos num lugar ligado. 

 

Passo 5: Vamos buscar o veículo, que nesse caso é um Toyota, buscar pela motorização e entrar no sistema de injeção.

 

 

Ele está em código de avaria e nós clicamos em regulações e aqui está: 

 

Codificação dos cilindros 1, 2, 3 e 4, e inicialização da bomba de alimentação. Quando trocar a bomba de alimentação, de alta, é recomendado que se peça para fazer uma inicialização dela novamente.  

 

Vamos clicar no cilindro 1 e start. Esses bicos aqui já foram devidamente apresentados para o carro.

 

Mostraremos para vocês que esse código foi devidamente configurado na central. 

 

Lembrando que esse veículo entrou nessa oficina com a codificação errada. Trocaram a central de injeção e o código dos bicos injetores, completamente errados. Se eu quiser mudar, vamos entrar e confirmar. Teremos que fazer a leitura do bico injetor que está instalado no carro. Se você trocou o bico injetor que está instalado no veículo, por algum motivo, ou uma central de injeção, onde ele perde o código e entra com esse código. Vamos realizar a leitura desse código inteiro e colocar a numeração do bico aqui. 

 

É importante a apresentação dos bicos injetores do carro. Pode ocasionar vários defeitos e o pessoal não anda fazendo o procedimento como deveria. Peguei pelo menos umas três aqui que vieram sem o procedimento, às vezes, o veículo funciona, mas não tem o rendimento que deveria. Acompanhe mais do nosso trabalho no canal oficina Power Class e também siga as nossas redes sociais. 

 

 

 

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