Visibilidade na internet, veja dicas para aumentar a da sua oficina

15/10/2018

 

Defina o público-alvo e invista em ferramentas, mas atente-se ao conteúdo para garantir um bom retorno à sua empresa

 

Nas palavras de Rodrigo Oliveira, gestor e diretor Comercial e de Estratégias da Blob Web, para que o empresário da reparação automotiva conquiste visibilidade é importante, em primeiro lugar, ter um site para que seu público o encontre no meio digital. 

 

 

“Em vários segmentos, inclusive neste, as pessoas passaram a pesquisar na internet antes de efetuar de fato a contratação de um serviço. Se o site é atualizado e responsivo, onde o público consegue ter uma leitura e um layout confortável ao abrir a página de qualquer aparelho, inclusive no celular, a empresa mostra mais credibilidade e desperta mais confiança”.

 

Segurança e carregamento - A segurança do site e o tempo de carregamento são fundamentais para que seu site seja atrativo não só para os buscadores, como para os usuários. Como também é importante entender qual é o público que se deseja atingir e desenvolver conteúdos relevantes e ter as informações mais importantes em destaque. 

 

“Caso a empresa queira ter seu nome visto e seu site visitado durante um longo período na busca orgânica, as tecnologias de posicionamento são ideais, pois atraem muitos visitantes em qualquer época, ainda mais quando a procura por serviços deste segmento é alta”.

 

Público-alvo - “Uma das principais e primeiras informações que o empresário deve ter sobre seu negócio é especificamente qual é o público-alvo, para quem se destina e quem deseja alcançar com seus produtos e serviços”. E existem  diversas ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para atrair o público.

 

TPI - “A TPI - Tecnologia de Posicionamento Inteligente - trabalha com garantias de posicionamento na primeira página do Google para os serviços ou produtos dos clientes, sem precisar mexer no site, com resultados em apenas 60 dias após a implantação”. 

 

Google Analytics - “Também é uma ferramenta importantíssima para acompanhar o perfil de público. Contendo informações valiosíssimas, a taxa de rejeição dos usuários e uma série de outros pontos que são detalhadamente tratados nos relatórios completos”.

 

Mecanismos de busca - Investir nos mecanismos de busca como o Google é fundamental, pois a maior concentração de consumidores está lá. “Se o site é de qualidade, traz ao seu público páginas com conteúdo relevante, mostrando claramente o que ela faz e para quem faz, isso aumenta as chances do seu possível consumidor se tornar recorrente nas visitas ao site, gerando fidelidade, credibilidade e ampliando a sua visibilidade com seu público-alvo”.

 

Google Meu Negócio - Outra ferramenta citada por Oliveira, que muitas empresas podem investir de maneira fácil. “Atualmente, é imprescindível que as empresas estejam presentes nesta ferramenta, já que ela possibilita muito mais visibilidade online”, destaca. 

 

Geolocalizador – “O geolocalizador, por exemplo, se tornou uma ferramenta de marketing cada vez mais relevante, como no caso das empresas de reparação automotiva, que muitas vezes recebem clientes que precisam de um serviço urgente e, para isso, pesquisam no Google uma empresa que possa atender a demanda, mais próxima à sua localização”.

 

Redes-sociais: Presentes na vida de 62% da população, as empresas que investem no relacionamento com seus clientes através dessas redes têm mais vantagens, pois é lá que o público mais interage e o conteúdo divulgado gera valor. “Elas são muito funcionais para quem deseja se aproximar dos consumidores e construir um bom relacionamento com eles”. 

 

E, ainda, “uma dica para essas empresas é publicar conteúdos relacionados a dicas de automóveis, como realizar manutenções preventivas, acessórios específicos, entre outros, que podem fazer com que o nome da marca seja mais difundido e conhecido”.

 

Atenção – Para Oliveira, um dos erros que as empresas cometem em suas redes sociais é deixar de entender para quem fala, ou seja, seu público-alvo, pois o conteúdo precisa ser direcionado para o público certo, e analisando o que ele busca a interação fica mais fácil. 

 

“Muitas empresas não acompanham as redes e deixam um longo período sem postagens ou interações, assim acabam afastando seus curtidores. Outro erro é utilizar as redes somente como forma de publicidade, mostrando serviços e produtos. Deixar de lado outros conteúdos de qualidade, que podem atrair o público, é um dos grandes erros, pois é isso que muitas pessoas procuram”.

 

Além disso, destaca Oliveira, “não seguir uma determinada linguagem e padrão pode acabar confundindo seu público. As publicações não precisam e nem podem ser iguais, elas devem ser segmentadas e voltadas para uma estratégia específica e pensada em seus clientes e curtidores da página”.

NA PONTA
Diariamente, conteúdos relevantes são postados nas redes sociais do Ponto Car Centro Automotivo, de Campinas (SP), principalmente no Facebook. “São informações sobre lançamentos de veículos, manutenção, a respeito de datas específicas, como por exemplo, o mês do trânsito, entre outras. E pelo WhatsApp nós fazemos o pós-venda”, informa Michael Keller. Segundo o empresário, a estratégia é sempre linkar uma rede social a outra, como o Facebook ao Instagram e vice-versa, conquistar novos clientes e também ofertar promoções. Para a divulgação, a ferramenta utilizada é o Google e igualmente o boca a boca junto aos clientes. Keller conta que eles não têm uma estatística precisa sobre o retorno das redes sociais, mas alguns indícios. “Recebemos clientes que encontram a nossa oficina pelo buscador (Google), acessam o nosso site e pelo portal acreditam na nossa confiabilidade”. Assim, o Ponto Car Centro Automotivo tem recebido uma leva de novos clientes.

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