50 anos de KS no Brasil acompanhando a evolução da indústria automobilística

15/10/2018

 

 

 

O Grupo Rheinmetall Automotive, ao qual a marca KS Kolbenschmidt faz parte, tem presença global em mais de 50 localizações no mundo, conta com mais de 100 anos de competência automotiva no mercado original; a atuação da KS Kolbenschmidt, da Pierburg e da Motorservice, esta última comercializa os produtos KS, Pierburg e BF na reposição. Para falar mais sobre esses 50 anos, Luis Lipay, diretor Comercial da Divisão da Motorservice Brazil.

 

Reparação Automotiva - Por favor, conte um pouco da história de 50 anos da marca Kolbenschmidt (KS) no mercado de reposição de peças. 

Luis Lipay - A trajetória da marca KS Kolbenschmidt acompanhou a evolução da indústria automobilística brasileira e teve início com produção de pistões para motores de automóveis, veículos pesados, comerciais, compressores, estacionários, marítimos e locomotivas. Na época a fábrica ficava localizada em Santo André (SP) e veio para o Brasil para atender a Mercedes-Benz e a Volkswagen. No final da década de 80, foi dado início à mudança das instalações para Nova Odessa (SP) em um único local com 400 mil m², sendo 54 mil m² de área construída que abriga todas as operações do Grupo no País. Na planta temos atuação da KS Kolbenschmidt, da Pierburg e da Motorservice, esta última que comercializa os produtos KS, Pierburg e BF no mercado de reposição. Atualmente, a estrutura no Brasil conta com mais de 1.500 pessoas entre colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores instalados na planta.

 

RA - Comente sobre os pontos mais marcantes, os obstáculos e as oportunidades da empresa nesse meio século. 

LL - Em 50 anos de atuação, a KS trabalha para oferecer produtos de qualidade para atender às necessidades dos mercados original e de reposição. O mais importante de tudo é ter desenvolvido clientes e parceiros ao longo de toda esta trajetória. Muitos estão conosco há décadas, isso é muito gratificante e recompensador, pois a relação de confiança com o setor faz toda a diferença em nosso negócio. Acreditamos na força do aftermarket que, mesmo em épocas de economia desaquecida, tem apresentado crescimento e oportunidades, pois a frota brasileira já ultrapassa 45 milhões de veículos e demanda cada vez mais manutenção. Estamos ampliando cada vez mais o portfólio de produtos das marcas KS, Pierburg e BF, garantindo eficiência do atendimento e velocidade no lançamento dos itens que o segmento necessita, cuidando para que através do nosso canal de distribuição eles cheguem até o aplicador.

 

RA - Fale a respeito das linhas de produtos que oferecem e quais as características e diferenciais que fazem a Kolbenschmidt (KS) se consolidar no mercado.

LL - A KS, marca premium que atende as principais montadoras no mundo, produz e comercializa uma linha extensa de componentes para motor nas suas mais de 50 localizações mundiais, incluindo pistões, anéis, camisas, kits, bronzinas, filtros, válvulas e bielas para veículos leves, pesados e motocicletas e tem investido em aumento de portfólio para o mercado de reposição. O portfólio de componentes para motor como kits, pistões com anéis, anéis e bronzinas está em constante evolução para veículos leves e pesados, além de lançamentos na linha de bomba de óleo das marcas Pierburg voltada para o segmento leve e BF para pesado. Na linha mecatrônica comercializada com a marca Pierburg, iniciamos uma ampla identificação dos modelos presentes no mercado brasileiro que são equipados com os nossos produtos saindo de fábrica, visando trazer mais essa opção para os nossos clientes da reposição.

  

RA - Com relação às novas tendências do setor e as inovações nos veículos, conte acerca das principais soluções e tecnologias para o reparador.

LL - O Grupo Rheinmetall Automotive, ao qual a marca KS Kolbenschmidt faz parte, tem presença global em mais de 50 localizações no mundo, conta com mais de cem anos de competência automotiva no mercado original e com a divisão Motorservice, possui forte presença na  reposição automotiva. Desenvolve componentes para motor para atender às novas exigências de redução de emissões de CO2, melhoria da eficiência de combustível e redução de peso de componentes, associado à performance de motores e sistemas automotivos para veículos de passeio, comercial e off-road. A evolução dos motores é muito rápida. O Grupo vem acompanhando esse processo e já possui soluções para carros híbridos e elétricos. Temos centros de desenvolvimento em várias partes do mundo que trabalham com as novas tecnologias.  A marca Pierburg possui inovações relacionadas à mecatrônica, como o sistema de propulsão alternativa para motores híbridos e para veículos elétricos que precisam de combustão para auxiliar ou para estender a autonomia, além de bombas de óleo totalmente variáveis para produção em série. É especializada em controle de emissões, válvulas de estrangulamento e válvulas solenóides, contribuindo para o desenvolvimento de novas gerações de motores que proporcionam consumo reduzido de combustível, emissões mais baixas e maior desempenho, conforto e segurança.

 

RA - E quais os programas e ações de relacionamento com este público?

LL - Treinamento e profissionalização para a nossa empresa é um ponto estratégico, pois somente a partir da transferência de conhecimento técnico ao aplicador o nosso mercado independente de reposição continuará crescendo. Dessa forma, temos o centro de treinamento, em Nova Odessa (SP), dedicado exclusivamente a oferecer cursos gratuitos aos reparadores sobre recondicionamento de motores, com programação anual, onde estão também todas as operações da companhia. Com aulas práticas e teóricas, já qualificou mais de 450 profissionais. Realizamos treinamentos e palestras gratuitas em várias regiões do País em parceria com o Sindirepa-SP e outras entidades do setor, nas quais treinamos mais de 5.000 pessoas por ano.

 

RA - Como é o processo de garantia dos produtos?

LL - O sistema de garantia é reconhecido como eficiente devido à agilidade para solução do problema. Temos a central de atendimento que recebe solicitações e também contamos com equipe de promotores de campo para garantir suporte aos profissionais sobre aplicações e produtos. 

 

RA- Em virtude deste importante marco, a empresa preparou alguma ação especial para comemorar os 50 anos de atuação no mercado? Se sim, qual?

LL - Completar meio século de atuação com clientes fiéis é motivo de muita comemoração, principalmente em um setor repleto de inovações que exige desenvolvimento tecnológico constante para levar e apresentar lançamentos que equipam os veículos e que depois vão para a reposição. É desafiador e também gratificante ao mesmo tempo participar de um mercado tão dinâmico e cheio de novidades. Para celebrar os 50 anos de atividades da KS no Brasil, preparamos uma série de ações com o lançamento da campanha “Movimento Orgulho KS” que envolve os colaboradores e o setor, o selo comemorativo e comunicação alusiva à data. Também falamos sobre o marco nos encontros regionais aos nossos clientes e um evento comemorativo na semana da Autopar, em Curitiba (PR), com a professora da FGV e escritora, Alessandra Assad, que falou acerca da necessidade de atualização das empresas em tempos de mudança, como algumas delas que não acreditaram em mudanças deixaram de existir e outras que buscaram acompanhar a evolução do mercado permaneceram, sempre pensando em um conteúdo interessante e agregador aos nossos clientes. 

 

RA - Quais os próximos investimentos e novidades da KS em 2019?

LL - Estamos ampliando o portfólio de produtos das marcas premium KS, Pierburg e BF para o mercado de reposição, bem como intensificando ações voltadas aos reparadores/retificadores para contribuir continuamente com a capacitação profissional, pois assim entendemos que estaremos cada vez mais próximos a eles, fortalecendo a reposição independente. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Revista Reparação Automotiva Edição 140

29/05/2020

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload