GARRETT INICIA NOVA ERA COMO EMPRESA INDEPENDENTE

11/10/2018

 

Fabricante nasce como importante fornecedor automotivo de soluções de turboalimentação, propulsão elétrica e software avançados

 

A Garrett Motion começou, no último dia 1º de outubro, a operar como uma companhia independente após bem-sucedida separação da Honeywell. A empresa que a mais de 60 anos é sinônimo de avanço tecnológico e inovação, nasce com foco no desenvolvimento de soluções de turboalimentação, propulsão elétrica e software automotivo para colaborar com a evolução da indústria de transporte e as metas de eficiência energética e redução de emissões.

 

No último dia 1º de outubro, o presidente  e CEO da Garrett, Olivier Rabiller participou do lançamento das ações da empresa, com o símbolo GTX, na Bolsa de Valores de Nova York, que passaram a ser negociadas regularmente.

 

De acordo com Olivier Rabiller, a marca tornou-se referência, há 65 anos, com o lançamento da tecnologia de turbocompressor que, ao longo desse período, se tornou fundamental para os modernos motores de combustão interna atingirem as metas de eficiência energética e redução de emissões. "Ao alavancar nossa rica herança como Honeywell Transportation Systems, evoluímos a Garrett em uma nova empresa dinâmica e inovadora".

 

Nessa nova e importante etapa, a Garrett buscará oportunidades para fornecer soluções de software automotivo abordando questões macro globais, incluindo regulamentações de economia de combustível mais rigorosas e maior conectividade, que estão impulsionando o futuro desenvolvimento de veículos. A empresa atuará em três diferentes áreas: Tecnologia turbo avançada; Elétrico e híbrido, e Veículos conectados.

 

Tecnologia turbo avançada

Turbocharging é uma tecnologia perfeitamente sintonizada com a vida do século XXI. De microcarros e SUVs familiares a caminhões pesados e gigantescas máquinas off-road, os turbos Garrett impulsionam a frota de veículos do mundo, ajudando a criar um futuro energeticamente mais eficiente.

 

A Garrett é líder de mercado em tecnologias de turbo. As normas mais exigentes e a convergência dos padrões de eficiência energética e emissões de poluentes resultaram na adoção contínua dos sistemas de sobrealimentação de motores.

 

Já se observa crescimento significativo no mercado de sobrealimentação de motores gasolina em várias regiões do planeta, e a Garrett encontra-se em posição privilegiada graças a diferenciais tecnológicos como o turbo de geometria variável desenvolvido para altas temperaturas, que trabalha em conjunto com as fases de combustão para melhorar a eficiência térmica do motor, aumentar a economia de combustível, reduzir as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, mantendo o prazer de dirigir.

 

Além de fornecer sua tecnologia para clientes OEM, a Garrett também desenvolve turboalimentadores para o mercado global de reposição independente. A empresa, que é conhecida por suas tecnologias pioneiras, também desenvolve soluções de sobrealimetação voltadas a competições, como a Fórmula 1 e a 24 horas de Le Mans,  bem como para pilotos e especialistas privados que buscam maior desempenho.

 

Elétrico e Híbrido

A Garrett está aliada à busca da indústria por economia de combustível e redução das emissões com inovações, que integram produtos elétricos às aplicações mecânicas tradicionais. Hoje, já produz um compressor elétrico de dois estágios para célula de combustível a hidrogênio e prevê crescimento significativo de turboalimentadores elétricos (´e-turbo´) associados a sistemas elétricos de 48V ou mais.

 

Eletrificação de powertrain

À medida que a indústria automobilística avança para uma era de baixas emissões, o expertise da Garrett está permitindo que os fabricantes de veículos automotores explorem a eletrificação do trem de força para atender a padrões mais restritos de economia de combustível, sem comprometer a dirigibilidade. As tecnologias da companhia de propulsão elétrica, incluindo turbocompressores e compressores, são fundamentais para otimizar os grupos motopropulsores híbridos a gasolina e a diesel, e os veículos movidos a célula de combustível. Isso está criando novos padrões de desempenho ambiental rumo a zero emissões de escape.

 

Veículos conectados

Em 2021, perto de 100% dos carros novos devem estar conectados. A Garrett está pronta para esse novo futuro autônomo e compartilhado, trabalhando com montadoras, partes interessadas do setor e especialistas em tecnologia para criar um ambiente de veículo conectado, seguro e otimizado por meio do monitoramento e diagnóstico de veículos em tempo real. As soluções de segurança cibernética veicular da Garrett envolvem ampla experiência em vários setores e comprovadas por meio da reconhecida liderança de seus Network IDPS e Security Operation Centers.

 

Ao mesmo tempo, a experiência em powertrain está colaborando no desenvolvimento de soluções de manutenção preditiva para veículos, visando o monitoramento em tempo real das condições de funcionamento de diversos sistemas, buscando a eliminação de paradas não programadas e a minimização do custo operacional.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Facebook Social Icon
DESTAQUE NA REPARAÇÃO

Leia a versão digital de Dezembro da Revista Reparação Automotiva.

10/12/2019

1/3
Please reload

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Please reload