Clientes satisfeitos, a melhor maneira da sua oficina ficar em evidência

17/09/2018

 

 

Para tanto, atenção aos pontos destacados pela consultora para que você tenha sempre a melhor imagem junto à clientela

 

Nos dias atuais, com tantas formas de se comunicar, pessoalmente e nas mídias sociais, os empresários da reparação podem utilizar de meios para tornar seus serviços mais notados e com a ajuda de seus clientes. Sem exageros e na medida certa, Nathana Lacerda, sócia-fundadora da Sigma Six, dá algumas orientações. 

 

Metodologia própria – Muitas vezes, os empresários sinalizam como diferenciais o atendimento e a qualidade. Para Nathana Lacerda, ambos são praticamente obrigação das empresas e só podem ser percebidos depois que o cliente compra o serviço. Ela sugere se diferenciar por uma metodologia própria.

 

“Especializando-se em um serviço único, em um perfil de cliente específico ou ser a única empresa que entrega em um prazo menor. Enfim, precisa responder à seguinte pergunta: o que você faz que ninguém faz?”.

Mostre resultados – Os empresários da reparação podem utilizar depoimentos de seus clientes para mostrar os resultados. Principalmente, na opinião da consultora, expondo o antes e o depois. 

 

“Para isso, é fundamental a empresa criar um processo que fotografa o automóvel antes e depois, mostrando o resultado final do trabalho. Mais do 

que falar sobre seus diferenciais, é preciso mostrar para que o cliente confie que você é capaz de entregar o que promete”. 

 

Depoimentos – Para incentivar as pessoas e conseguir os depoimentos realmente falando sobre o trabalho, Nathana Lacerda sugere oferecer um cupom de desconto ou alguma premiação caso ele coloque em suas redes sociais esse “antes e depois” e comente a respeito do trabalho. “Então, vocês podem republicar nas redes da empresa, mostrando a satisfação dos clientes”.

 

Imagem – Ponto primordial é saber se comunicar. “É superimportante que o cliente perceba seus diferenciais através da sua imagem. Por exemplo, o que um cliente espera de uma empresa de reparação automotiva? Que sejam cuidadosos com os detalhes, que cuidem de estética, que sejam confiáveis, que não enganem, que sejam eficientes”. 

 

E para você refletir, a consultora questiona: “a sua empresa comunica isso através da estrutura e da imagem dos colaboradores?”, e complementa, dizendo que “uniformes ajudam a mostrar este padrão, assim como outros detalhes como a higiene, a organização do ambiente como um todo, etc.”.  

 

Pessoas certas – Outra dica é conectar-se com as pessoas certas e, nesse sentido, Nathana Lacerda sintetiza em: frequente ambientes onde seu público está. “Eventos, encontros de empresários, patrocine eventos da sua cidade ou região, enfim, encontre oportunidades para estar mais próximo das pessoas”. 

 

Atenção – Ela alerta que um dos grandes erros em networking é você começar um relacionamento falando sobre você. “Chegar se apresentando, falando da sua empresa e acerca de tudo o que você faz. Uma boa forma de começar o contato é sendo curioso sobre o outro”. 

Segundo ela, “faça contato visual, sorria, e diante de uma pessoa nova em um ambiente de negócios, por exemplo, pergunte: “Com o que você trabalha”? Deixe a pessoa falar sobre ela e a conversa fluirá naturalmente”. 

 

E mais uma dica: “outra forma incrível de conseguir contatos é ser uma pessoa que faz networking para os outros. Sempre apresente as pessoas que estão com você, conecte interesses afins. Dessa forma, as outras pessoas também farão o mesmo por você”. 

 

Rede social - O design, a linguagem e a consistência da comunicação nas redes sociais é fundamental para destacar os serviços oferecidos com clareza. “E a melhor rede social é aquela onde seu cliente está e a que você consegue atualizar com constância. Portanto, o primeiro passo é entender do seu cliente ideal. Quais problemas ele tem? Quais são suas principais objeções? O que eles valorizam?. Depois disso, ofereça conteúdo de valor”. 

 

Ponto de atenção – “Não entre na rede social apenas para vender, eduque seus clientes, abasteça de informações! Insira conteúdos com três finalidades: Educar (oferecer alguma informação útil), Engajar (fale sobre coisas que todos querem falar, utilize de humor, de histórias comuns a todos) e Vender (mostre seus produtos, serviços e vantagens e como a pessoa pode contratar)”.

 

Medição – Nathana Lacerda comenta que todas as redes sociais possuem estatísticas e métricas que podem ser acompanhadas, de forma que você entenda qual tipo de publicação traz mais resultado. “Sempre interaja nos comentários e crie uma estrutura para atender de forma eficiente os clientes que vêm da internet”. 

 

E para finalizar, diz ela: “um dos grandes erros que muitas empresas cometem é investir nos canais de atração, abrirem muitos pontos por onde o cliente pode entrar em contato, mas não se estruturar para atender o cliente bem em todos esses pontos”.

 

NA PRÁTICA

Para estar próximo aos seus clientes, uma das principais ferramentas utilizadas na Motorfast, oficina especializada em veículos franceses, é o WhatsApp. “Nós estamos o dia inteiro online, eu mesmo respondo as mensagens, como também passamos o orçamento para os clientes e informamos quando o carro estará pronto”, diz Bruno Tinoco Martinucci.

 

Também pelo WhatsApp, Martinucci conta que os clientes buscam esclarecer dúvidas quando há algo de errado com o seu carro. “Quando uma luz acende no painel, por exemplo, eles nos mandam fotos mostrando o que está acontecendo. Isso gera uma interação muito boa com os clientes”. 

 

E para divulgar os serviços diferenciados, além do Facebook, há dois meses passaram a utilizar o Instagram. “Postamos alguns serviços específicos, as pessoas vão marcando outras e, assim, elas se tornam nossas seguidoras. Também colocaremos depoimentos de clientes”, antecipa.

 

Outra forma de promover network é a presença em eventos específicos. “Nós temos parcerias com alguns clubes, de algumas marcas e modelos específicos de veículos. Nos encontros, convidamos patrocinadores e brindes são distribuídos, os participantes têm acesso às informações técnicas e até descontos para novos clientes”, conclui. 

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